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Para Abandono de Carrinho

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O que é o email marketing de carrinho abandonado

O email de carrinho abandonado é uma estratégia de email marketing que consiste em enviar uma mensagem personalizada para um cliente que adicionou produtos em seu carrinho de compras, mas não finalizou a compra. Essa técnica é muito utilizada por empresas de ecommerce como forma de recuperar vendas perdidas.

Esse tipo de email é enviado automaticamente quando o cliente abandona o carrinho, e pode ser personalizado com o nome do cliente, os nomes, links e até imagens dos produtos abandonados e uma mensagem persuasiva para incentivá-lo a concluir a compra.

Por que incluir emails de carrinho abandonado nas estratégias do ecommerce

Um estudo do Baymard Institute revelou que, em 2021, quase 70% dos carrinhos e cestas de produtos em ecommerces foram abandonados. Esse número vem aumentando, gradativamente, desde 2014, demonstrando que os varejistas online enfrentam dificuldade em converter visitantes do site em clientes.

A importância do email de carrinho abandonado está no fato de que muitas pessoas que adicionam produtos ao carrinho, acabam desistindo da compra por diversos motivos, como indecisão, preço alto, frete de valor alto, falta de confiança no site, necessidade de criar uma conta no site antes de concluir a compra, demora no prazo de entrega, entre outros.

Com o email de carrinho abandonado, a empresa pode oferecer um incentivo para o cliente concluir a compra, como um desconto, frete grátis ou algum outro benefício exclusivo.

Muitas vezes, apenas o lembrete de que existem produtos ainda no carrinho aguardando a conclusão da compra servem como incentivo à conversão.

O SaleCycle relata que os clientes abrem quase 40% dos emails de carrinho abandonado que recebem, o que é particularmente impressionante quando você compara com a taxa média de abertura de email, que é de 21,33%.

Além disso, a taxa de cliques – a porcentagem de pessoas que clicaram em pelo menos um link em um e-mail – é de 23,33%. Com esses níveis de engajamento, você verá resultados mensuráveis se adicionar emails de abandono de carrinho à sua estratégia de conversão.

Quando lembramos que o engajamento de um email ajuda o outro e observamos que emails de carrinho abandonado têm uma alta taxa de aberturas e cliques, podemos inferir que o alto engajamento das pessoas com os emails de abandono de carrinho ajuda a qualidade de entrega e o posicionamento na caixa de entrada de seus próximos emails, mesmo que não sejam transacionais ou de ciclo de vida.

Como criar um email de carrinho abandonado que converte

Para criar um email de carrinho abandonado eficaz, é preciso seguir algumas boas práticas.

Mais importante de tudo é personalizar a mensagem com o nome do cliente e os produtos que foram abandonados, para criar uma conexão emocional e mostrar que a empresa está atenta às necessidades daquela pessoa.

Se possível, no email de abandono de carrinho, inclua as imagens dos produtos que foram deixados no carrinho, além de seus nomes e preços. Imagens atraem até 10x mais a atenção das pessoas quando comparadas com textos.

Use imagens dos produtos abandonados em boa resolução (com o dobro de seu tamanho a ser inserido no email, para serem exibidas com qualidade nos aparelhos com alta definição de tela, como os retina-display) e em um tamanho maior do que o apresentado no próprio carrinho do site, para ficarem realmente em destaque.

É importante lembrar que o email de carrinho abandonado não deve ser enviado imediatamente após o abandono, pois além do cliente poder voltar por conta própria para o seu carrinho nesse mesmo dia, enviar um email logo em seguida pode ser interpretado como invasivo e gerar uma reação negativa na pessoa. Aguarde algumas horas ou dias antes de enviar o email.

Além disso, é preciso criar uma mensagem clara e objetiva, que explique os benefícios da compra e incentive o cliente a finalizar a compra.

Outra dica importante é oferecer um incentivo para o cliente concluir a compra, como um desconto exclusivo, frete grátis ou um brinde. Isso pode ser o diferencial que vai convencer o cliente a finalizar a compra.

Quantos emails de carrinho abandonado enviar?

É preciso lembrar também que o email de carrinho abandonado não deve ser enviado apenas uma vez, mas sim em uma sequência de mensagens, para aumentar as chances de conversão.

A plataforma de envios de email marketing Klaviyo analisou milhões de emails de abandono de carrinho enviados por empresas de ecommerce e descobriu que as campanhas com três emails de abandono de carrinho geraram a maior receita – US$ 24,9 milhões em comparação com US$ 3,8 milhões daqueles que enviaram apenas um email.

Fica ainda melhor: parâmetros como taxa de abertura e taxa de cliques não caem até o email nº 5 da campanha.

Por fim, é importante realizar testes A/B para identificar qual é o tipo de mensagem que mais converte: teste diferentes títulos, imagens, cores e texto para descobrir o que funciona melhor para o seu público.

O email de carrinho abandonado pode ser uma estratégia muito eficaz para recuperar vendas perdidas e aumentar a taxa de conversão do seu ecommerce, desde que seja criado de forma estratégica e personalizada.