Portal EMKT | Tudo Sobre Email Marketing e Newsletters

Exemplo de email marketing Carrinho Abandonado da Amazon

Email marketing Carrinho Abandonado da Amazon
Assunto

Ensaio sobre a lucidez (Nova...

Remetente

Amazon.com.br

         

Comentários sobre este email marketing

  • O envio de um email marketing de abandono de carrinho já é, por si só, uma vantagem, pois esse tipo de email tem um alto índice de engajamento e conversão.

  • O endereço de email remetente é do tipo que não aceita respostas (no-reply@amazon.com.br) mas não há um aviso sobre isso em qualquer local da mensagem.

  • O uso da personalização do nome do destinatário ajuda na qualidade da entrega do email marketing e dá um aspecto mais amigável à mensagem.

  • O email marketing não é responsivo, então é visualizado no celular com a mesma largura e proporção em que é exibido em telas maiores. Isso faz com que os textos fiquem muito pequenos e ilegíveis sem zoom, além de deixar links de texto mais difíceis de serem clicados corretamente, especialmente os que ficam muito próximos uns dos outros (como os do rodapé).

  • O link do objetivo principal do email marketing, que é levar o destinatário para seu carrinho de compras abandonado, se repete em diferente elementos do email: imagem do produto, nome do produto, botão, texto na saudação e preheader. Isso facilita a interação o destinatário.

  • As imagens usadas no email ficam embaçadas quando visualizadas em aparelhos que têm alta definição de tela, como os iOS e MacOS. Isso acontece porque os arquivos originais das imagens no servidor de hospedagem estão com o mesmo tamanho informado nas tags de imagem do HTML, quando o ideal seria que os arquivos tivessem, pelo menos, o dobro desse tamanho.

  • Um email marketing tão curto e enxuto como esse apresenta muitos links para diferentes URLs. Além dos links importantes para o carrinho de compras, que é o principal objetivo do email, há 16 links diferentes no rodapé, apontando para outras seções do site. Isso pode prejudicar a qualidade da entrega do email porque aumenta consideravelmente a quantidade de código HTML em relação à quantidade de texto real presente na mensagem. Alguns servidores de email também podem barrar o recebimento da mensagem com excesso de URLs por suspeita de spam.

  • O assunto está cortado, talvez devido a uma limitação de caracteres desse campo no sistema de envios. Dependendo do conteúdo que deveria ser exibido aí, que é o mesmo nome do produto contido no email, o assunto pode não ficar tão atraente para o destinatário abrir a mensagem.

  • O email tem um texto de preheader para complementar o assunto na lista de mensagens do programa de emails dos destinatários.

  • O link de descadastro do rodapé está formatado com uma cor de baixo contraste visual em relação à cor de fundo em que está inserido, dificultando sua localização e leitura especialmente por pessoas com baixa acuidade visual.

outros exemplos de email marketing
da categoria Abandono de Carrinho

Voltar para a lista de Exemplos