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Exemplo de email marketing Abandono de Carrinho Dafiti

Email marketing Abandono de Carrinho Dafiti
Assunto

(Nome), seu carrinho tá te esperando...

Remetente

Dafiti Online

         

Comentários sobre este email marketing

  • Observando o cabeçalho original da mensagem, é possível ver que o remetente tem DKIM e SPF configurados corretamente, contribuindo para a qualidade da entrega do email marketing.

  • O remetente não está configurado para exibir um avatar ou logotipo no ícone que fica ao lado das informações de remetente no app de email. Esse logo ou avatar é chamado de BIMI e ajuda os destinatários a reconhecerem a identidade do remetente.

  • A personalização com o nome do destinatário no assunto do email marketing é bem legal para ajudar na qualidade da entrega, já que cria uma pequena diferença de conteúdo entre todas as mensagens que foram enviadas.

  • O email marketing é composto, em sua maioria, por textos que estão escritos direto no HTML. Isso favorece o layout responsivo do email, que mantém os textos com o mesmo tamanho de fonte para a leitura em telas menores e permitindo que eles quebrem linha conforme a largura da tela.

  • A presença dos textos no HTML mantém o conteúdo rastreável para buscas dentro do app de email. Se o destinatário lembrar de algum termo que leu no email e quiser encontrá-lo para saber mais, pode digitar esse termo na busca do app e a mensagem retornará entre os resultados. Quando o texto está embutido em uma imagem isso não acontece - a não ser que o texto esteja no atributo alt dessa imagem e que o app de email também considere esse tipo de conteúdo em sua busca.

  • Ter uma grande quantidade de textos no HTML também ajuda no desempenho da entrega do email marketing, já que os provedores de email tendem a “ver” isso como característica de uma mensagem pessoal, em vez de um email comercial (e possivelmente spam).

  • O endereço de email remetente foi configurado no domínio shop.dafiti.com.br, que é diferente daquele que contém o site. Essa estratégia de usar subdomínios ou domínios exclusivos para email marketing, que sejam diferentes do domínio principal ajuda a isolar as reputações do site e do remetente. Assim, o que acontece no domínio principal, quer seja no próprio servidor onde está o site desse domínio ou num outro email de remetente que use apenas o domínio principal, não afeta a reputação das campanhas de email enviadas com o domínio usado como remetente de emails.

  • O nome de remetente usa a expressão "Online", que alguns servidores de email podem "não gostar". O ideal é usar um nome de remetente que se pareça com um nome real de pessoa ou empresa, sem usar palavras-chave ou expressões que denotem um endereço, URL, email, razão social, sequência numérica e outras que, geralmente, não são usadas em nomes de pessoas ou organizações.

  • As imagens não apresentam boa resolução gráfica quando visualizadas em aparelhos de tela de alta definição, como iOS e MacOS, e ficam com aspecto embaçado ou pixelizado. Para terem boa resolução nesses aparelhos, é preciso salvar todas as imagens do email marketing em tamanho, pelo menos, duas vezes maior do que o tamanho declarado em suas respectivas tags de imagem no HTML.

  • Apesar de vídeos não funcionarem bem em email marketing por motivos de segurança, existe um vídeo dentro da mensagem. Mas esse vídeo é, na verdade, uma imagem com link. Esse truque funciona bem porque mostra aos destinatários a possibilidade de clicar no botão de play e assegura sua exibição correta em todos os programas de email. Se fosse um vídeo real inserido no HTML, ele não seria exibido nos webmails e nem nos Outlooks desktop, por exemplo. Como esse vídeo tem link para o Youtube, no Gmail o vídeo é exibido como miniatura na área dos anexos e pode ser assistido ali mesmo, dentro do ambiente de email.

  • Os textos do rodapé que contêm os links de descadastro e política de privacidade estão em inglês. Isso pode ser uma dificuldade para pessoas que não conheçam o idioma e não conseguem identificar o que cada link faz, podendo até se descadastrarem sem querer.

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