13 ideias de conteúdos para enviar por email marketing

Se você está procurando maneiras de aumentar o envolvimento das pessoas no seu mailing, pode ser uma boa ideia experimentar alguns tipos diferentes de conteúdo no seu email marketing.

Principalmente se seus emails são, em sua maioria, de promoções, lançamentos e listas de ofertas, enviar uma sequência de emails apenas com objetivo de venda pode cansar seus assinantes.

Aqui estão algumas ideias de conteúdos que você pode usar no email marketing para manter seus assinantes envolvidos e interessados:

1. Dicas rápidas

Compartilhe dicas úteis e práticas relacionadas ao seu setor ou nicho.

Pode ser uma maneira de fazer alguma tarefa, uma tendência que está em alta, um tipo de produto que facilita a rotina ou a resolução de um problema corriqueiro. Seus assinantes apreciarão o valor que você está oferecendo – percebendo o conteúdo informativo, não apenas vendedor – e estarão mais propensos a abrir futuros emails.

Newsletter do The Summer Hunter

Email marketing do podcast e perfil do Instagram The Summer Hunter

2. Posts do blog

Se você tem um blog, é uma ótima ideia compartilhar seus conteúdos e postagens mais relevantes no seu email marketing. Isso ajuda a direcionar mais tráfego para o seu site e aumentar o envolvimento do público, além de transformar seus emails em conteúdo informativo, não apenas vendedor.

3. Estudos de caso e histórias de sucesso

Conte histórias de clientes ou usuários que tiveram sucesso usando seus produtos ou serviços. Isso ajuda a construir a confiança e a credibilidade da marca, além de fornecer exemplos reais de como seus produtos ou serviços podem ajudar as pessoas.

4. Testemunhos e avaliações

Especialmente se seu negócio é um ecommerce e seus emails são, na sua maioria, listas de produtos e ofertas, compartilhar depoimentos e avaliações de clientes satisfeitos com seus produtos são ótimas ideias de conteúdos para enriquecer seu email marketing. Isso ajuda a gerar mais confiança e prova social para a sua marca, enriquecendo os atributos de venda de seus produtos.

5. Indicações de lazer

Sugira livros, filmes, séries, podcasts, vídeos, documentários, comidas, lugares e coisas que as pessoas do seu mailing podem fazer para se divertir, descansar ou aprender mais.

Newsletter do The Summer Hunter

Do mesmo email marketing do The Summer Hunter, área com indicações de conteúdos extras. Você pode conferir este email marketing na íntegra aqui.

Uma ótima ideia é sugerir conteúdos que estão disponíveis nos canais onde você participa como afiliado, assim você também monetiza as indicações que faz.

Por exemplo, se você costuma indicar livros ou eletroeletrônicos, cadastre-se como afiliado da Amazon e insira, no email marketing, os links dos itens que você recomenda usando seu código de vendedor. Quando as pessoas comprarem na Amazon através da URL que contém o seu código, você recebe uma comissão.

6. Lição de casa

Proponha alguma tarefa (simples), um desafio ou um checklist do que seus assinantes podem fazer nos próximos dias para melhorar algum aspecto de sua vida, seja pessoal, profissional, familiar, financeira ou afetiva.

Exemplo de lista ou checklist no email marketing

Email marketing enviado pelo Nubank

7. Perguntas para reflexão

Dependendo do seu nicho, você pode propor algumas perguntas ou temas para as pessoas refletirem ao longo da semana e até mesmo incentivá-las a dividirem os pensamentos e opiniões delas com você, ao responder o email, por exemplo.

Esse tipo de conteúdo não exige o uso de nenhum recurso técnico ou complexo, apenas uma boa redação de texto para envolver as pessoas e motivá-las a lhe responder.

Trecho de um email enviado pela marca FitaUP

Email marketing enviado pela FitaUp

8. Conteúdo de curadoria

Se você não tem um site ou blog, pode enviar uma newsletter com sugestões de conteúdos que estão em outros sites e blogs, que têm um tema em comum – relacionado ao tema do seu nicho.

Newsletters de curadoria são ótimas estratégias de comunicação, que proporcionam crescimento rápido do mailing.

9. Pesquisas e questionários

Peça a seus assinantes que compartilhem suas opiniões e feedback sobre seus produtos ou serviços. Isso ajuda a mostrar que você valoriza a opinião deles e pode fornecer insights valiosos para melhorar seus produtos e serviços.

Exemplo de email marketing de pesquisa

Email marketing do Banco do Brasil

10. Games e quizzes

Crie jogos e questionários divertidos e interativos relacionados ao seu tema ou nicho, como enigmas, quebra-cabeças simples e perguntas que oferecem múltiplas alternativas para as pessoas escolherem a resposta.

Exemplo de email marketing interativo com enquete para votação.

Email marketing da Litmus com conteúdo interativo

Se seu email tiver um conteúdo relativamente extenso, você pode colocar o quizz perto do topo do email e dizer que a resposta está no rodapé, incentivando as pessoas a usarem a rolagem de tela para chegar até o final do email. Isso ajuda a aumentar o engajamento e proporciona uma experiência divertida de interação com seus emails.

Exemplo de game simples no email marketing

Email marketing da Litmus

Use ferramentas de AI como o ChatGPT ou o Gemini para gerar ideias de quizz para usar no email marketing.

11. Conteúdos das suas redes sociais

O email marketing é uma ótima estratégia para aumentar seus seguidores nas redes sociais, caso parte do seu mailing não acompanhe suas publicações por lá.

Usar o email para apresentar os últimos conteúdos que você publicou nas suas redes pode incentivar as pessoas a te seguirem nestes outros canais.

Exemplo de como trazer conteúdos das redes sociais para o email marketing

Email marketing da comunidade do Instagram Bonita de Pele

12. Conteúdos secretos

São conteúdos que só podem ser acessados a partir do email.

Pode ser um artigo que está escrito inteiro no corpo do email, não disponível em nenhum outro lugar da web, ou mesmo links para as pessoas acessarem vídeos que você hospedou em páginas web que não estão acessíveis pelo seu site nem são possíveis de serem localizadas pelo Google, por exemplo.

13. Frases inspiradoras e motivacionais

Às vezes, uma frase que se popularizou na semana – ou no século – pode render o tema de um email inteiro. Algumas newsletters trazem uma seção “quote of the day” (frase do dia) com uma afirmação dita por uma pessoa influente que pode causar algum impacto nas pessoas.

Exemplo de como inserir frases inspiradoras no email marketing

Email marketing da revista científica Nature

Experimente algumas dessas ideias de conteúdos em seu próximo email marketing e veja como seus assinantes respondem. Com o tempo, você pode ajustar sua estratégia com base no que funciona melhor para sua audiência.

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

Últimos Posts