7 Tendências de Email Marketing para 2024

2024 é o ano de separar o joio do trigo no relacionamento entre marcas e pessoas com email marketing. A pandemia provocou movimentos intensos no cenário digital e muitas coisas mudaram desde então.

Pode me acusar de puxar a brasa para a minha sardinha, mas não há comunicação melhor do que o email para entregar mensagens no timing correto, com visual impactante e com o conteúdo individual que cada pessoa quer.

Já sabemos que as plataformas sociais estão com as entregas orgânicas cada vez mais restritas, frustrando muitos creators que veem-se obrigados a investir em tráfego pago para conseguir boa visibilidade para suas publicações.

Além disso, para agilizar sua produção, muitos perfis têm recorrido à inteligência artificial para gerar conteúdos mais rápido.

Com isso não quero dizer que AI é danosa – ao contrário, AI é nossa principal tendência de 2024 – mas o fato é que prompts ruins levam a conteúdos genéricos, superficiais e mais do mesmo, que é o que mais temos visto nas plataformas sociais.

A falta de originalidade, de criatividade e de pessoalidade não engaja o público e, portanto, não vende. É aqui que reside a ótima janela de oportunidade para as marcas produzirem conteúdo de valor, criarem comunidades autênticas em torno de seus nichos e aumentarem suas vendas.

É da observação desse cenário e das atualizações do mercado tecnológico em geral que saíram as tendências de 2024 para o email marketing que trago aqui.

Inteligência Artificial

Nós, email marketers, já temos muito o que aproveitar da AI. Um prompt bem escrito pode, por exemplo, gerar dezenas de combinações de assuntos e preheaders para seus emails em cinco segundos.

Além do conhecido ChatGPT como modelo de linguagem, já existem diversas plataformas baseadas em AI para uso em marketing, até mesmo para redação de emails com objetivos específicos.

Isso sem falar nos modelos geradores de imagem, que nos fornecem artes inéditas para ilustrar newsletters e enriquecer a identidade visual dos emails!

Abaixo, um exemplo de como usei o recurso de preenchimento generativo com inteligência artificial que está disponível no Photoshop 2024.

Quinzenalmente, preparo uma newsletter para um cliente, que me envia os conteúdos de texto, links e imagens que cada edição precisa trazer. As imagens vêm num tamanho aleatório porque ele as coleta das diferentes fontes dos artigos da newsletter (é uma newsletter de curadoria, ou seja, com conteúdos produzidos por terceiros).

Mas no layout proposto para a newsletter nós temos um tamanho fixo para todas as imagens. Isso quer dizer que eu preciso editar todas as imagens que ele me envia para deixá-las no tamanho correto.

Algumas imagens são maiores do que este tamanho padrão (e eu posso cortá-las ou redimensioná-las), mas outras são menores.

Nestes casos, o preenchimento generativo por AI do Photoshop me ajuda a preencher o espaço vazio que faltava para a imagem ocupar toda a área necessária.

Antes: a imagem original fornecida pelo cliente
Como a AI é uma tendência de email marketing para 2024
Depois: preenchendo as laterais esquerda e direita da imagem anterior com o recurso de preenchimento generativo do Photoshop. Veja como ele criou mais braço para a moça. 🥹

Podemos dizer que o uso de AI no email marketing não é só uma tendência de 2024, mas algo que vem para ficar e que vai mudar a maneira como criamos, enviamos e analisamos os emails.

Autenticação

Autenticação agora é um MUST HAVE no email marketing.

Configurar DMARC, DKIM e SPF é obrigatório para remetentes que enviam mais de 5.000 emails por dia para contas do Gmail.

Mesmo que seu mailing não tenha 5.000 endereços do Gmail, é altamente recomendado ter as configurações de DMARC, DKIM e SPF porque todos os servidores de email conferem essas informações no seu remetente quando recebem um email que você enviou.

Se você as tem, passa a ser considerado como remetente seguro e tem melhores entregas de suas mensagens nesses servidores.

Na esteira da autenticação, o BIMI também entra no radar para atrair mais atenção e confiança das pessoas para as mensagens que vêem em suas caixa de entrada mobile, já que essa configuração faz com que o app de email mostre o logo da marca ao lado do assunto e nome do remetente do email.

Dados

Em janeiro começou a desativação dos cookies de terceiros para 1% dos usuários do Chrome, que planeja chegar a 100% dos usuários a partir do terceiro trimestre de 2024.

Com isso, a necessidade de adquirir informações diretamente dos usuários torna-se ainda mais crucial para os profissionais de marketing.

Ao coletar dados demográficos e de preferências de produtos, comportamentos de navegação e histórico de interações, as empresas podem criar perfis mais precisos dos seus usuários.

Essa riqueza de informações possibilita a segmentação mais refinada do mailing e, consequentemente, o envio de emails altamente direcionados.

Permissão para enviar email marketing

A coleta de dados dos usuários está intimamente ligada à conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ao respeito pelas permissões concedidas pelas pessoas.

Para estar em conformidade com a LGPD, as empresas são obrigadas a obter consentimento explícito dos usuários antes de coletar e processar seus dados pessoais, além de designar um profissional responsável pela guarda e manipulação desses dados.

E engana-se quem pensa que são recomendações difíceis de serem fiscalizadas: em 2023, foi aplicada a primeira multa por descumprimento da LGPD.

A comunicação por email também entra na mira da LGPD porque endereço de email é considerado dado pessoal, além, é claro, de todos os outros dados que o email marketing pode usar para desempenhar seu papel: nome, dados demográficos e até informações mais sensíveis como as de saúde e financeiras.

A permissão para envio de comunicações de marketing, algo também conhecido como marketing de permissão, sempre foi fundamental no email marketing, mas a falta de uma legislação para fiscalizar isso faz com que muitos remetentes, que erroneamente acreditam que “quanto mais enviar, melhor”, abusem da privacidade das pessoas.

Leve a importância da permissão para a vida, não apenas como uma tendência de email marketing para 2024 que depois perde a relevância.

Pensamento Estratégico

Estratégia continua sendo o elemento chave para criar engajamento e conversões pelo email marketing.

Não se pode presumir que, aumentando seu mailing em 20%, seus resultados também aumentarão em 20%.

É preciso saber quem são as pessoas da sua base, do que elas gostam, o que elas querem, o que estão procurando.

Com base nisso, ou seja, em comportamentos e interações anteriores, é que as campanhas de email marketing devem ser criadas e enviadas.

Ou seja: menos emails genéricos e mais mensagens personalizadas e segmentadas.

Mobile-first com moderação

Embora o conceito de mobile-first seja amplamente aplicado no design web devido à prevalência do uso de dispositivos móveis, o design de email marketing muitas vezes requer uma abordagem mais equilibrada.

Muitos usuários corporativos, por exemplo, acessam seus emails em programas de desktop, como o Outlook.

Ao criar emails para um público como esse, é fundamental considerar a diversidade de dispositivos e ambientes em que os emails podem ser visualizados.

Então, em vez de adotar universalmente o conceito do mobile-first para seu trabalho de email design, procure entender o comportamento de leitura de emails do seu público – observar os relatórios da plataforma de envios é fundamental – para saber se suas pessoas usam mais o ambiente mobile ou desktop.

Só então você saberá que tipo de design é mais apropriado criar!

Se você é profissional de agência ou uma pessoa que trabalha com várias marcas diferentes que enviam email marketing, precisa entender a audiência de cada um de seus clientes para saber quem precisa de um email marketing bom em mobile e quem precisa de um email marketing que funcione lindamente no Outlook.

Automação de Email Marketing

Automatizar os envios de email marketing deve ser cada vez mais necessário para construir um relacionamento verdadeiramente one-to-one com os destinatários, entregando emails oportunos no momento ideal de cada um.

Para isso, as plataformas de envio também estão recorrendo à AI e aperfeiçoando seus fluxos para permitir automações baseadas em análises preditivas, segmentações avançadas e jornadas que geram mais resultados.

Fique de olho nas principais plataformas de envio do mercado e acompanhe como elas estão mantendo-se atualizadas com recursos de AI para dar apoio às suas estratégias de comunicação.

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

Últimos Posts