Para entregar email marketing no Gmail, configure DKIM e SPF

Uma das grandes dificuldades dos profissionais de email marketing é entregar uma newsletter ou email marketing no Gmail na aba certa: se não na caixa de entrada principal, ao menos na de Promoções ou Atualizações, a depender do tipo de email enviado.

Existem muitas práticas para otimizar a entrega dos emails e newsletters nos servidores de email em geral, mas em novembro de 2022 o Gmail, especificamente, publicou uma nova orientação em sua página de diretrizes para impedir que e-mails para usuários do Gmail sejam bloqueados ou enviados para a pasta de spam: configurar, no obrigatoriamente, o SPF e o DKIM, que são métodos de autenticação do remetente de email marketing.

O que são os métodos de autenticação de remetente?

A autenticação de remetente é, basicamente, a configuração de dois registros no provedor de hospedagem de um domínio: o DKIM e o SPF. Essas configurações ajudam a melhorar a reputação do remetente de emails e, portanto, melhoram a qualidade da entrega das mensagens aos destinatários.

O que é DKIM?

DKIM é uma maneira de validar o remetente do email através de recursos de criptografia. Todo o conteúdo da mensagem e partes de seu cabeçalho são criptografados usando um certificado chamado de chave privada, gerando uma assinatura única para o email.

Essa assinatura é transmitida no email através de um novo item no cabeçalho, chamado DKIM-Signature. Com DKIM, além de garantir que o remetente é legítimo, também é possível garantir que o conteúdo da mensagem não foi modificado após o envio, já que foi gerada uma assinatura baseada em seu conteúdo.

O que é SPF?

SPF é um padrão aberto que especifica uma técnica para prevenir que o endereço de remetente seja forjado. O SPF permite que se possa definir quais são os servidores responsáveis pelo envio de emails de um determinado domínio.

Isso é especialmente importante quando se contrata uma plataforma de envios de email marketing, pois é preciso “autorizar” os servidores dessa empresa a enviar emails em nome de seu domínio. Sem usar o SPF, é possível que outro servidor consiga se passar por legítimo, enviando emails em nome de seu domínio.

Em resumo, o primeiro registro, o SPF, é responsável por indicar quais servidores podem enviar emails em nome do seu domínio. Quando o servidor de emails do destinatário recebe uma mensagem do seu domínio, ele vai verificar se o servidor que o enviou está autorizado a enviar. Para isso, o servidor irá consultar esse registro SPF. Se não estiver autorizado, o email pode ir para a caixa de spam.

O segundo registro, o DKIM, é uma maneira de assinar digitalmente os emails, garantindo que o email enviado realmente é seu. É um complemento ao SPF. Sem o DKIM, é possível que outro cliente do mesmo servidor que o seu envie emails em seu nome, afinal, eles saem do mesmo lugar. Quando o servidor de emails do destinatário recebe uma mensagem do seu domínio, ele vai comparar a assinatura do email com esse registro adicionado nas configurações. Se a assinatura não conferir com esse registro, o email pode ir para a caixa de spam.

Configurar o DKIM e o SPF é importante não apenas para conseguir entregar email marketing no Gmail, mas também para ajudar a impedir que o Gmail limite as taxas de envio, bloqueie mensagens e marque emails legítimos como spam. Isso é válido para enviar para email marketing e newsletters para:

  • Uma conta pessoal que termine em @gmail.com ou @googlemail.com
  • Uma conta escolar ou de trabalho no Google Workspace. Os endereços de e-mail das contas escolares ou de trabalho do Google Workspace não incluem @gmail.com.
Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

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