9 maneiras de enviar email marketing

Pode ser bem desafiador escolher um sistema para enviar email marketing, diante de tantas opções disponíveis no mercado.

A tarefa de “enviar emails” está disponível como recurso de sistemas diversos, como plataformas de ecommerce, CMS de sites, CRMs e até nos nossos programas de email do dia a dia.

Mas quando falamos no email que tem objetivo de marketing e, principalmente, que é enviado para muitas pessoas de uma vez, o email já deixa de ser uma mensagem simples e torna-se uma comunicação de marketing que lida com dados pessoais, segurança, interesses e comportamentos de compra.

A seguir, conheça as 9 principais categorias de sistemas para envio de email marketing e exemplos. Explore plataformas especializadas, integrações em ecommerce, plugins para CMS, recursos em CRMs, serviços SMTP e outros. Lá no final do post também tem dicas para você escolher a plataforma ideal.

1. Plataformas de Email Marketing

São sistemas cuja função principal é enviar emails com objetivo de marketing – o que é bem diferente de enviar emails de follow up ou mesmo emails comuns, do dia a dia.

Geralmente, oferecem recursos avançados de segmentação de contatos, editores do tipo drag’n drop que facilitam a criação e personalização do layout e conteúdo dos emails e relatórios detalhados sobre os resultados de cada envio.

2. Integrações dentro de plataformas de ecommerce

Quem tem um ecommerce estruturado em plataformas como Shopify, Loja Integrada, Tray ou Nuvemshop pode usar os recursos de envio de email marketing disponíveis dentro dessas plataformas, sejam eles nativos do sistema ou integrados com plataformas externas.

Quando o recurso de envio de email marketing é nativo do sistema, ele pode não ser tão completo quanto uma plataforma específica de email marketing, já que seu objetivo principal é enviar emails aos usuários cadastrados no site.

Por isso, às vezes eles oferecem relatórios básicos, uma variedade limitada de templates ou modelos prontos de email ou limitações para criação de layouts personalizados.

Muitos gestores de ecommerce optam por usar duas ou mais plataformas de envio de emails, uma para os envios transacionais e automáticos e outra para os envios de marketing.

Isso, porque como a plataforma de ecommerce já tem a base de usuários cadastrados e associada aos produtos que eles adquiriram, pode ser mais fácil enviar por aí os emails do próprio ecommerce, como as confirmações de compra, de pagamento, avisos de produto em estoque etc.

Já as campanhas de marketing, que falam de produtos diversos, não necessariamente relacionados entre em si e que usam layouts bem personalizados, podem ser enviadas por plataformas específicas de email marketing.

Neste caso, é importante que o ecommerce seja integrado à plataforma escolhida para enviar email marketing para que os contatos estejam atualizados nos dois sistemas.

3. Plugins de email marketing para CMS de sites

Quem tem sites baseados em WordPress, Elementor (que é um plugin do WordPress) ou CMS similares como Drupal e Joomla, pode usar plugins de email marketing que são instalados no CMS.

Os exemplos mais conhecidos e utilizados são os plugins Mailster do WordPress, para envio de newsletters, e Mailpoet, também do WordPress, mas que pode ser usado nos emails de automação de WooCommerce.

Assim como os recursos nativos das plataformas de ecommerces, os plugins de email marketing de CMS podem não ser tão completos e fáceis de usar quanto uma plataforma específica de email marketing.

4. Recurso de email marketing do CRM

Um CRM é um sistema de gestão de leads ou contatos.

Sua principal função, além de armazenar os dados dos clientes e prospects de um negócio, é classificá-los de acordo com sua situação de compra: se é um contato novo, se já está qualificado, se já converteu, se está em fase negociação etc.

Alguns dos sistemas de CRM mais conhecidos e utilizados são Pipedrive, Zoho CRM, SugarCRM, LeadLovers, Agendor e RD Station Marketing.

Como uma das principais maneiras de entrar em contato com um lead para lhe enviar propostas e qualificá-lo é por email, os sistemas de CRM podem oferecer este recurso de envio de emails, especialmente para enviar mensagens automáticas e de follow-up.

Porém, assim como os recursos de email marketing de plataformas de ecommerce e de plugins de CMS, os recursos de envio de email marketing dos CRMs podem não ser tão completos ou fáceis de personalizar quanto os de uma plataforma usual de envio de email marketing.

5. Serviços de SMTP para enviar email marketing

Um serviço de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é um provedor externo que gerencia o envio de emails da sua empresa. SMTP é o protocolo padrão de envio de emails entre seu emissor e receptor.

Um serviço de SMTP para envio de emails em massa pode ser vantajoso para negócios que precisam enviar um grande volume de emails diário combinando segurança, rastreamento e confiabilidade na entrega das mensagens.

Alguns dos principais serviços de SMTP para envio de emails em massa são Amazon SES, Postmark e Mailgun.

6. Plataformas de Automação de Marketing

São sistemas mais completos para automatizar tarefas e rotinas do marketing digital como um todo.

Essas plataformas permitem, além do envio de email marketing, também o agendamento e publicação de posts em redes sociais, envios de SMS e/ou Whatsapp, chat ao vivo, chatbots, criação de landing pages e outros.

Por serem assim, “all in one”, ou seja, todos os recursos de marketing em um só lugar, geralmente estes recursos são integrados e, por isso, é possível ter uma visão melhor de como cada lead está sendo impactado pelas comunicações de marketing.

É por isso que essas plataformas também têm recursos mais avançados, como workflows, jornadas e ações condicionais totalmente individualizadas e personalizadas de acordo com o perfil e comportamento dos contatos.

A maioria das plataformas de automação de marketing conhecidas hoje começaram “apenas” como plataformas de envio marketing, e ao longo do tempo agregaram os recursos de redes sociais, chatbots, SMS e até landing pages aos seus sistemas.

Alguns exemplos de plataformas de automação de marketing são HubSpot, Brevo, Splio, Marketo, eGoi, HiPlatform (antes Akna) e Wake (antes Allin).

7. Soluções Customizadas

Algumas empresas optam por criar seu próprio sistema de envios de marketing.

Isso pode acontecer quando a empresa tem necessidades muito específicas de criação ou segmentação de campanhas, quando conta com uma equipe muito especializada de desenvolvimento de software e os custos de um desenvolvimento próprio são vantajosos quando comparados aos de contratar uma solução já existente no mercado.

Dada a alta complexidade de uma plataforma de envios de email marketing, as empresas que optam pelo desenvolvimento de solução própria são cada vez mais raras.

8. Programa de emails do dia a dia (não use)

Embora o Gmail, Outlook e outros programas de email pareçam soluções práticas para enviar emails marketing, diversos fatores os tornam inadequados para essa finalidade:

Limitações de envio

  • Volume: Plataformas de email marketing permitem o envio de milhares de emails por vez, enquanto programas de email do dia a dia possuem limites diários baixos (ex: 500 emails no Gmail).
  • Frequência: O envio frequente de grandes volumes de emails via programas do dia a dia pode ser interpretado como spam, prejudicando a reputação do seu domínio e a entrega das suas mensagens.

Falta de recursos

  • Segmentação: As plataformas de email marketing oferecem ferramentas para segmentar seus contatos e enviar emails personalizados, aumentando a taxa de abertura e conversão. Programas de email do dia a dia não possuem essa funcionalidade.
  • Automação: Plataformas de email marketing permitem automatizar tarefas como criação de workflows, disparos de emails e acompanhamento de resultados. Programas de email do dia a dia não oferecem essa funcionalidade.
  • Análise: As plataformas de email marketing fornecem relatórios detalhados sobre o desempenho das suas campanhas, permitindo que você acompanhe as taxas de abertura, cliques e conversão. Programas de email do dia a dia não possuem essa funcionalidade.
  • Descadastro: programas de email comuns como o Gmail ou Outlook não oferecem a possibilidade do descadastro automático para as pessoas que receberem seu email marketing por aí. Isso é um aspecto fundamental de ética nos processos de marketing e também da LGPD.

Riscos à reputação de remetente

  • Spam: O envio de emails marketing em massa via programas do dia a dia aumenta o risco de suas mensagens serem consideradas spam, prejudicando a reputação do seu domínio e a entrega das suas mensagens futuras.
  • Rebaixamento para caixa de spam: Seus emails podem ser enviados para a caixa de spam ou lixo eletrônico dos destinatários, diminuindo a visibilidade das suas mensagens.

Outras plataformas para enviar email marketing

  • Ferramentas de email transacional: Vero, Mandrill (do Mailchimp), SendGrid e Mailersend garantem a entrega de emails transacionais, como confirmações de compra e redefinições de senha.
  • Marketing de afiliados: plataformas como Rakuten Advertising e CJ Affiliate permitem que você envie emails promocionais para os contatos de outras empresas.

Ora, mas se você não deve usar, por que eu incluí essa opção aqui? Porque a realidade é diferente da teoria. 🫢

Na prática, muitas empresas – e das grandes, ainda – usam o Outlook, o Apple Mail ou o Thunderbird para enviar email marketing, especialmente campanhas de endomarketing.

Os processos de contratação de um fornecedor, mesmo que tenha mensalidade de R$ 49, como é o caso de algumas plataformas de envio, pode ser bem burocrático em algumas empresas que têm muitos processos internos a seguir, tanto financeiros quanto técnicos.

Os colaboradores, para poupar tempo e resolver de maneira rápida uma situação, preferem adotar essa maneira mais simples para enviar um email marketing. Funciona? Depende.

O Outlook já teve sua época de suportar bem o envio de um email em HTML: você copia o layout de um email em HTML (que já esteja com as imagens hospedadas) e cola no Outlook. Mas hoje isso já não funciona tão bem. Ao colar o layout de um email, o Outlook adiciona espaços ao redor de imagens e parágrafos, o que pode desconfigurar a aparência original e desejada para o email.

Mais um motivo para evitar, se possível, o uso do Outlook e qualquer outro programa de email do dia a dia para enviar email marketing.

Como escolher sua plataforma para enviar email marketing

Com tantas opções disponíveis, encontrar a maneira ideal de enviar emails marketing pode ser bem desafiador.

Conheça sua estrutura de prospects, leads e clientes

Para contratar uma plataforma que seja ideal para seu negócio, é importante que você já tenha identificado seus principais tipos de segmentação, ou seja, como seu negócio precisa classificar os prospects, leads e clientes para se comunicar com eles com mais efetividade.

Teste diferentes plataformas

Muitas das plataformas citadas neste post permitem a criação de sua conta online e oferecem um período gratuito de testes para que você conheça o sistema, os recursos e identifique se aquela opção é boa pra você. Experimente algumas opções antes de escolher a ideal para suas necessidades.

Considere o custo-benefício

Compare preços e recursos para encontrar a melhor solução para o seu orçamento.

Às vezes, pode ser interessante apostar em uma plataforma para conversar com prospects e leads (ou seja, com pessoas que ainda não são seus clientes) e em outra plataforma para conversar com quem já é cliente.

Dependendo de como é sua estrutura de negócios, se é B2B ou B2C, se você tem um ecommerce ou um portal de conteúdos, se tem apenas um produto ou uma variedade deles, combinar o uso de diferentes plataformas pode otimizar seus custos e ser mais eficiente em cada objetivo (converter leads em clientes e manter os clientes rentáveis).

Considere a facilidade de criação e manutenção de campanhas

Especialmente se você é euterpreneur, ou seja, você é quem faz praticamente tudo no seu negócio e também seria responsável por criar as campanhas de email marketing, é importante escolher uma plataforma que oferece um editor simples de usar e modelos prontos de emails para personalizar de maneira fácil e rápida.

Isso pode poupar muito do seu tempo de aprendizado das particularidades do email marketing, de aprendizado da plataforma e também com custos na contratação de outros profissionais.

Além disso, dependendo de sua estrutura atua ou desejada, pode ser necessário que você solicite a ajuda de um profissional de tecnologia para integrar seu sistema atual de CRM, de ecommerce ou CMS – dependendo de onde você registra seus leads e clientes – com a plataforma escolhida para enviar email marketing.

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

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