30 boas práticas antispam para email marketing

O email marketing é uma das estratégias mais eficazes para conquistar e fidelizar clientes, mas para que essa estratégia seja bem-sucedida, é importante que o email tenha um bom desempenho de entrega e não chegue na caixa de spam, onde terá muito menos chances de ser visualizado. Para te ajudar nessa tarefa, listamos abaixo as principais boas práticas antispam para email marketing:

  1. Obtenha a permissão do destinatário antes de enviar qualquer email. Isso pode ser feito por meio de um formulário de inscrição em seu site, integrado à sua plataforma de envios. Os apps e servidores de email dos destinatários não têm como saber se eles autorizaram previamente que o remetente lhes enviasse aquelas mensagens, mas eles conseguem “saber” quando um email não é relevante para seus usuários.
  2. Certifique-se de que o seu email seja relevante para o destinatário e esteja de acordo com suas preferências e interesses. Quando as pessoas perdem o interesse por um tipo de email, elas param de abrir e de clicar em seu conteúdo. Com o tempo, o servidor de emails “entende” que mensagens daquele remetente ou com aquele tipo de conteúdo não são mais relevantes para aquela pessoa e passam a entregar as próximas mensagens na caixa de spam.
  3. Evite enviar emails com muita frequência, pois isso pode fazer com que seus contatos se cansem e parem de interagir com seus emails, gerando o mesmo problema de inatividade descrito no item anterior.
  4. Não compre listas de emails, pois isso pode afetar negativamente sua reputação como remetente.
  5. Na criação da arte do email marketing, preveja textos formatados em “fontes de sistema” (as fontes mais comuns existentes nos sistemas operacionais, como Arial, Georgia, Verdana etc) e com preenchimento em cores sólidas, para que você possa reproduzi-los no HTML sem utilizar imagens.
  6. Hospede as imagens do email marketing em um servidor que tenha certificado HTTPS.
  7. Certifique-se de que todas as imagens hospedadas são carregadas corretamente. Endereços “quebrados” de imagem podem caracterizar seu email marketing como spam.
  8. Se for hospedar suas imagens em seu próprio site ou servidor, verifique se o domínio e o IP não estão em blacklists. Quando você envia email marketing por uma plataforma adequada para isso, a própria plataforma monitora a reputação dos IPs e domínios usados por seu email marketing – no ambiente da plataforma – no momento do envio.
  9. Utilize um serviço de email marketing confiável e evite enviar emails em massa diretamente do seu app de email de uso corporativo ou pessoal.
  10. Mas, se excepcionalmente você precisar enviar um email marketing pelo Outlook, por exemplo (o famoso “é raro, mas acontece muito” 😔), não envie arquivos anexos.
  11. Utilize tags HTML de forma moderada e evite usar muitas imagens, pois isso pode fazer com que seu email seja considerado spam.
  12. Não deixe que seu email marketing seja composto apenas por uma imagem (com ou sem link). Fatie a imagem grande em pedaços menores e monte o layout novamente em tabelas no HTML, de preferência, adicionando. pelo menos um parágrafo de texto no HTML para tentar balancear a quantidade de código HTML com a de conteúdo real.
  13. No assunto do email marketing, evite o uso de expressões como “crédito”, “imperdível”, “multinível”, “especialmente pra você”. Todo conteúdo ou expressão ou remetente que se prova ser um estorvo em envios de email marketing – que geram altos reportes de spam, erros de entrega, descadastros e presença constante em blacklists – fica “marcado” nos servidores como personas non gratas.
  14. Certifique-se de que o seu email esteja formatado corretamente e sem erros de ortografia e gramática, especialmente no assunto.
  15. Evite usar técnicas de camuflagem de conteúdo, como escrever o texto em branco sobre um fundo branco ou substituir letras por números e caracteres especiais em uma palavra, como em “v1olênci@”.
  16. Não insira conteúdo multimídia no email marketing, como arquivo de áudio e/ou vídeo. Esses conteúdos são inseridos no HTML com as tags object e embed, que podem ser pegos em testes antispam. Pelo mesmo motivo, não use tags script no email marketing. Além de não funcionarem na maioria dos apps de email para segurança dos destinatários, a presença desse tipo de código pode denotar más intenções do remetente.
  17. Não gere o código HTML automático a partir de programas que não são específicos para este fim, como os do pacote Office e o ImageReady. HTML gerado com programas do pacote Office trazem um comentário no cabeçalho do código identificando o programa de origem, e os testes antispam pontuam as mensagens que trazem esse comentário.
  18. No seu endereço de email remetente, em URLs de imagens e links de destino, evite usar expressões como “emailmkt”, “emkt”, “mailmkt” etc. Existem sistemas antispam usados por determinados servidores de email corporativos que filtram mensagens que tenham qualquer expressão parecida com “email marketing” nas URLs. Imagina eu enviando um email marketing sobre email marketing com o email de remetente @emailmarketing.com.br para esses servidores 🤡.
  19. Evite usar muitos links e certifique-se de que os que você usar estejam funcionando corretamente. Já vi servidores de email corporativos que barram a entrega de mensagens que contêm mais de 10 URLs diferentes 😓.
  20. Não use links com destino para arquivos estranhos, como *.exe, *.scr, *.prf ou *.dll. Alguns servidores também podem barrar emails com links para arquivos *.xls e *.doc.
  21. Se você gerou o HTML a partir de um software gráfico como o Photoshop, remova a tag meta, o comentário ou qualquer outra referência ao software que constar no código HTML. O código HTML que é gerado automaticamente pelo Photoshop, usando o recurso de exportar imagens fatiadas, geralmente tem um comentário no head informando o nome do arquivo PSD a partir do qual ele foi gerado.
  22. Utilize uma linha de assunto clara e objetiva, que reflita o conteúdo do email e, de preferência, com menos de 60 caracteres, que é a média de caracteres que cabem na visualização de emails em apps de celular.
  23. No assunto da mensagem, evite usar a expressão “você”.
  24. Evite usar palavras sensacionalistas ou frases em caixa alta no assunto e no corpo do email.
  25. Procure usar sempre o mesmo endereço de email remetente para enviar suas mensagens de email marketing. Se o destinatário adicionar seu email no catálogo de endereços, as próximas mensagens que você enviar usando esse mesmo email como remetente terão mais chances de chegar na caixa entrada.
  26. Personalize a mensagem com dados dos destinatários, como nome. No momento da entrega, cada mensagem apresentará uma pequena diferença no conteúdo, por conta dos nomes diferentes de cada destinatário, reduzindo as chances da mensagem receber pontos de spam.
  27. Evite inserir imagens de altura e/ou largura de 1px no HTML do email marketing. As plataformas de envio de email marketing já inserem uma imagem assim para servir de tracking, ou rastreador, e identificar as aberturas, cliques e outras interações de cada destinatário com o email. A presença de muitas imagens de 1px no HTML pode levantar suspeitas em alguns servidores de email. Se você precisar adicionar espaço entre um elemento e outro do seu layout (que é a situação mais comum em que designers usam as imagens muito pequenas), use a propriedade padding do CSS, que é amplamente suportada pelos apps de email.
  28. Utilize um email remetente válido, isto é, que exista e que possa receber emails. Evite usar os famosos “noreply@seudominio.com.br”.
  29. Certifique-se de que seus emails tenham uma opção clara de descadastramento. Além disso, remova imediatamente os contatos que solicitarem o descadastramento. Por mais que seus emails tenham o link de descadastro automático, algumas pessoas têm o costume de responder os emails e pedir, expressamente, para que o remetente remova seu cadastro. Atenda a esses pedidos também!
  30. Não generalize o resultado de testes de entrega que você tenha feito com algum email marketing. Não é porque um email chegou na sua caixa de entrada que vai chegar assim pra todo mundo do seu mailing também. Da mesma forma, se você recebe um email no spam, não significa que todos os demais destinatários daquele email também o recebem no spam. As entregas de emails são feitas com base no comportamento individual de cada pessoa com seu programa de email, sendo considerados hábitos de leitura como tipo de conteúdo mais e menos acessado, remetente mais e menos visualizado e outros fatores.

Se você analisar essas práticas sugeridas, pode perceber que os servidores de email “não gostam” de certas características do email marketing que não são encontradas em mensagens trocadas entre pessoas reais, uma a uma. Então, presumem que aquela é uma mensagem comercial e, talvez, não solicitada pelo destinatário. É por isso que, entre outros motivos estratégicos, recomenda-se até evitar o uso da personalização com o nome do destinatário no assunto do email marketing, já que essa não é uma prática comum na troca de emails entre amigos e familiares.

Ao seguir essas boas práticas antispam para email marketing, você aumentará a chance de que seu email marketing e suas newsletters sejam entregues corretamente e lidos pelos destinatários, o que resultará em um maior engajamento e melhor desempenho de entrega dos próximos emails que você enviar. O email marketing de hoje ajuda o email marketing de amanhã! 😉

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

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