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SEO para aumentar o mailing e email marketing para aumentar o tráfego do site
Muitas pessoas, quando pensam em SEO, associam esse trabalho à árdua tarefa de otimizar as tags title
e as descrições e palavras-chave das meta
tags de todas as páginas de um site. Mas SEO não se trata apenas disso. É preciso otimizar também links, imagens, textos, o próprio local de hospedagem e vários outros aspectos de conteúdo de um site.
E um dos fatores mais críticos em SEO é a popularidade do site: quanto mais acessado ele for a partir dos resultados de uma busca, melhor posicionado ele será em buscas futuras.
Em seu livro SEO Otimização para Mecanismos de Busca – Bíblia, Jerri L. Ledford diz:
“Você otimiza o seu site para os motores de busca com o objetivo de aumentar a popularidade, mas a sua posição no ranking do motor de busca pode ser determinada pela popularidade do seu site”.
Sim, é praticamente o enigma de Tostines. Para as gerações mais jovens que os millennials, Tostines era um biscoito tipo rosquinha de coco cujo comercial na TV tinha o slogan que trazia um questionamento: “Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?”. Enfim, seguimos. 🤭
Jakob Nielsen, por sua vez, diz que newsletters ainda são a melhor forma de complementar um site no que diz respeito a comunicação e relacionamento com os usuários. Então, nada melhor do que o email marketing para complementar os trabalhos de SEO de um site, especialmente sua popularidade.
Como newsletters e email marketing contribuem para o trabalho de SEO de um site
O email marketing deve ser usado como direcionador de usuários para o site através de links, aumentando seu tráfego e, portanto, sua popularidade. É assim que o email marketing ajuda no trabalho de SEO de um site. É possível usar o email marketing para construir a popularidade de um site mesmo antes dele ser criado.
Alem disso, é importante criar no site uma área de arquivos de newsletters ou email marketing já enviados. Desta forma, a quantidade de conteúdo disponível no site será ampliada e, portanto, ampliam-se também as páginas que podem ser indexadas pelos buscadores.
Disponibilizar o arquivo de emails enviados também é uma ótima maneira de convencer os visitantes do site a se cadastrarem, visto que eles podem conferir a qualidade e a relevância do conteúdo que irão receber por email.
Veja o exemplo do Smashing Magazine, que além de enviar uma newsletter periódica a seus destinatários cadastrados, também disponibiliza todas as edições no site, para que qualquer pessoa, mesmo não cadastrada para receber por email, tenha acesso aos conteúdos.
E a seguir, o resultado de uma busca no Google por “U2 Newsletter”. Note que o primeiro resultado da busca orgânica é justamente uma página relacionada à newsletter, nesse caso, a página de cadastro. Ter uma página do site dedicada apenas à captação de cadastros é bastante importante para esses casos em que as pessoas podem buscar diretamente pelo termo newsletter+marca no Google.
O Mailchimp tem um projeto chamado Courier que possui newsletter, podcast, livro e até revista impressa, todos abordando histórias de creators e empreendedores, lifestyle, dicas e inspirações de como levar uma vida autêntica e do seu próprio jeito.
Um projeto tão ousado mereceu seu próprio site e, claro, um arquivo com as newsletters já enviadas, que são um incentivo e tanto para as pessoas se cadastrarem para receber as próximas edições.
O Substack, popular serviço para envio de newsletters gratuitas e pagas, oferece uma área de arquivo de newsletters enviadas por determinados remetentes para que as pessoas confiram o tipo de conteúdo que estão prestes a receber, caso se inscrevam:
Como as técnicas de SEO ajudam o email marketing
Da mesma forma que o email marketing direciona tráfego ao website e ajuda na sua popularidade, os trabalhos de SEO em um website também podem ajudar a aumentar a lista de contatos do remetente, aumentando a audiência do email marketing e, logo, as possibilidades de conversão.
Para isso, é preciso investir no SEO da área de opt-in do site. Ter uma página específica para receber o cadastro das pessoas – em vez de repetir o mesmo formulário de cadastro em todas as páginas, que disputa atenção com todos os outros elementos de navegação – é uma excelente estratégia, visto que a página de cadastro pode ser otimizada para os buscadores e não conter elementos que distraiam os visitantes do objetivo principal.
Comece a enxergar o email marketing como um apoio aos esforços de SEO e faça com que essa aliança não seja apenas benéfica para o posicionamento de seu site nos mecanismos de busca, mas também contribua com sua usabilidade.