SEO para aumentar o mailing e email marketing para aumentar o tráfego do site

Muitas pessoas, quando pensam em SEO, associam esse trabalho à árdua tarefa de otimizar as tags title e as descrições e palavras-chave das meta tags de todas as páginas de um site. Mas SEO não se trata apenas disso. É preciso otimizar também links, imagens, textos, o próprio local de hospedagem e vários outros aspectos de conteúdo de um site.

E um dos fatores mais críticos em SEO é a popularidade do site: quanto mais acessado ele for a partir dos resultados de uma busca, melhor posicionado ele será em buscas futuras.

Em seu livro SEO Otimização para Mecanismos de Busca – Bíblia, Jerri L. Ledford diz:

“Você otimiza o seu site para os motores de busca com o objetivo de aumentar a popularidade, mas a sua posição no ranking do motor de busca pode ser determinada pela popularidade do seu site”.

Sim, é praticamente o enigma de Tostines. Para as gerações mais jovens que os millennials, Tostines era um biscoito tipo rosquinha de coco cujo comercial na TV tinha o slogan que trazia um questionamento: “Tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?”. Enfim, seguimos. 🤭

Jakob Nielsen, por sua vez, diz que newsletters ainda são a melhor forma de complementar um site no que diz respeito a comunicação e relacionamento com os usuários. Então, nada melhor do que o email marketing para complementar os trabalhos de SEO de um site, especialmente sua popularidade.

Como newsletters e email marketing contribuem para o trabalho de SEO de um site

O email marketing deve ser usado como direcionador de usuários para o site através de links, aumentando seu tráfego e, portanto, sua popularidade. É assim que o email marketing ajuda no trabalho de SEO de um site. É possível usar o email marketing para construir a popularidade de um site mesmo antes dele ser criado.

Alem disso, é importante criar no site uma área de arquivos de newsletters ou email marketing já enviados. Desta forma, a quantidade de conteúdo disponível no site será ampliada e, portanto, ampliam-se também as páginas que podem ser indexadas pelos buscadores.

Disponibilizar o arquivo de emails enviados também é uma ótima maneira de convencer os visitantes do site a se cadastrarem, visto que eles podem conferir a qualidade e a relevância do conteúdo que irão receber por email.

Veja o exemplo do Smashing Magazine, que além de enviar uma newsletter periódica a seus destinatários cadastrados, também disponibiliza todas as edições no site, para que qualquer pessoa, mesmo não cadastrada para receber por email, tenha acesso aos conteúdos.

A página do site Smashing Magazine exibindo o conteúdo da newsletter mais recente.

E a seguir, o resultado de uma busca no Google por “U2 Newsletter”. Note que o primeiro resultado da busca orgânica é justamente uma página relacionada à newsletter, nesse caso, a página de cadastro. Ter uma página do site dedicada apenas à captação de cadastros é bastante importante para esses casos em que as pessoas podem buscar diretamente pelo termo newsletter+marca no Google.

Resultados de uma busca no Google por "U2 Newsletter"

O Mailchimp tem um projeto chamado Courier que possui newsletter, podcast, livro e até revista impressa, todos abordando histórias de creators e empreendedores, lifestyle, dicas e inspirações de como levar uma vida autêntica e do seu próprio jeito.

Um projeto tão ousado mereceu seu próprio site e, claro, um arquivo com as newsletters já enviadas, que são um incentivo e tanto para as pessoas se cadastrarem para receber as próximas edições.

Newsletter Courier enviada pelo Mailchimp

O Substack, popular serviço para envio de newsletters gratuitas e pagas, oferece uma área de arquivo de newsletters enviadas por determinados remetentes para que as pessoas confiram o tipo de conteúdo que estão prestes a receber, caso se inscrevam:

Exemplo de página de arquivo de newsletters oferecida pelo Substack aos seus criadores de conteúdos.
Exemplo de página de arquivo de newsletters enviadas pela Associação dos Sem Carisma. Apesar desse arquivo não estar em um site próprio do remetente e sim no ambiente do Substack, essa página aparece como primeiro resultado de uma busca feita no Google por “newsletter sem carisma”. De qualquer modo, é uma ação que traz novas pessoas para se cadastrarem na newsletter.

Como as técnicas de SEO ajudam o email marketing

Da mesma forma que o email marketing direciona tráfego ao website e ajuda na sua popularidade, os trabalhos de SEO em um website também podem ajudar a aumentar a lista de contatos do remetente, aumentando a audiência do email marketing e, logo, as possibilidades de conversão.

Para isso, é preciso investir no SEO da área de opt-in do site. Ter uma página específica para receber o cadastro das pessoas – em vez de repetir o mesmo formulário de cadastro em todas as páginas, que disputa atenção com todos os outros elementos de navegação – é uma excelente estratégia, visto que a página de cadastro pode ser otimizada para os buscadores e não conter elementos que distraiam os visitantes do objetivo principal.

Página de cadastro da 4PinesBeer.

Comece a enxergar o email marketing como um apoio aos esforços de SEO e faça com que essa aliança não seja apenas benéfica para o posicionamento de seu site nos mecanismos de busca, mas também contribua com sua usabilidade.

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

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