Como otimizar o cadastro opt-in do email marketing na landing page

Muitas empresas que enviam email marketing não explora ou aproveita todos os recursos que sua plataforma de envios oferece, principalmente a API, que permite integração entre o site e a plataforma. Um dos importantes recursos que devem ser bem explorados é a integração do cadastro opt-in de email marketing ao site com o objetivo de melhorar a usabilidade para os destinatários e deixar esse processo mais eficaz.

Melhorando a usabilidade do processo de opt-in

Empresas que enviam mensagens com muita frequência e abordam assuntos de diferentes naturezas, como redes varejistas e portais de notícias, podem criar uma página especial para receber o opt-in das pessoas.

Exemplo de landing page de preferências de recebimento do Metallica
O site do Metallica tem uma landing page específica para as pessoas marcarem quais tipos de emails promocionais e newsletters desejam receber da banda. Esse tipo de página funciona com integração à plataforma de envios de email marketing. Cada tipo de newsletter escolhida vai cadastrar, automaticamente, o email da pessoa em um mailing diferente da plataforma.

O opt-in para newsletters do Metallica é um ótimo exemplo. Eles dispõem de diversos tipos de emails aos quais as pessoas podem se cadastrar, cada qual com seu próprio nome e descrição. Seria possível exibir também um exemplo cada email e um aviso sobre a frequência de envio, caso exista uma periodicidade defina para enviar cada email marketing ou newsletter.

12 dicas para construir a página de cadastro opt-in de email marketing e newsletters

  • Ao criar uma página específica para o opt-in, posicione o link para este local no menu principal de navegação, no topo à direita do site ou no rodapé com a clara indicação no nome “Newsletter”.
  • Se seu site promove outros modos dos visitantes se manterem atualizados com seus conteúdos, como links para redes sociais, posicione o link para a página de opt-in próximo a eles.
  • Se seu site oferece mais de uma opção de email para o usuário se cadastrar (newsletters de diversos assuntos, por exemplo), crie um nome e uma descrição fáceis de compreender para cada uma, deixando claro também sua frequência de envio.
  • Nesse mesmo caso, ofereça uma opção para o usuário se cadastrar em todas as newsletters de uma vez, sem que ele precise selecionar uma por uma.
  • Não deixe pré-selecionada nenhuma newsletter para que o usuário não a assine acidentalmente, sem ter visto que essa opção estava habilitada.
  • Ao escolher o nome de sua newsletter, evite termos clichê e já super utilizados, como alerta, news, info etc. Evite, especialmente, citá-los no assunto do email.
  • Se não quiser escolher um nome, sem problemas. Apenas organize seus diferentes tipos de email em categorias de forma que os usuários compreendam o conteúdo que será abordado em cada email.
  • Se possível, disponibilize próximo a cada opção de email um link para que o usuário confira seu envio mais recente como um exemplo do que ele passará a receber.
  • Na página de exemplo do email que será enviado, mantenha visível o link ou botão para opt-in a partir dali mesmo.
  • Permita que os visitantes de seu site se cadastrem para receber seus emails sem precisar se cadastrar no site com login e senha.
  • Elimine os elementos de distração da página de opt-in para não tentar o visitante a abandonar o processo de cadastro para conferir outra coisa que lhe chamou a atenção.
  • No formulário de opt-in solicite apenas as informações necessárias do usuário, de preferência, apenas nome e email. Quanto mais longo o formulário, menores as chances de alguém concluí-lo.

Além da vantagem de oferecer às pessoas um ambiente de cadastro opt-in “confortável” e transparente, há também o benefício do SEO, que você pode saber mais neste artigo.

Se optar por criar esta página personalizada de cadastro opt-in de email marketing e newsletters, faça isso também para o opt-out. Assim, há uma coerência na comunicação e no relacionamento com as pessoas. Da mesma forma que elas puderam se cadastrar em vários emails ao mesmo tempo, elas também poderiam conseguir acessar essa área de preferências de recebimento para desabilitar o recebimento de alguns dos emails que não mais se interessam.

Isso minimiza a quantidade de descadastros que seu mailing total geral, porque um descadastro feito por um email irá, automaticamente, descadastrar a pessoa dos demais emails que são enviados pela mesma plataforma.

Quanto maior o controle que o destinatário tiver sobre suas preferências de recebimento de emails, melhor e mais duradouro será o relacionamento com o remetente.

Juliana Padron

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Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

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