4 exemplos de email marketing que viralizaram

O email marketing e as newsletters nunca estiveram tão relevantes como agora. De ecommerces que precisam apresentar seus produtos aos clientes, com emails para fins de marketing e transacionais, aos podcasts que querem engajar ainda mais sua audiência com conteúdos exclusivos por email, pagos ou gratuitos, vemos uma volta por cima desse tipo de comunicação que começou lá em 1978.

Para te inspirar a começar ou apostar ainda mais em sua própria comunidade, separamos exemplos de email marketing que se tornaram virais e superfamosas.

O primeiro email marketing enviado no mundo

O primeiro email marketing enviado de que se tem notícia é de 1978, da autoria de Gary Thuerk, um funcionário da Digital Equipment Corporation (DEC). Na época, a DEC era uma grande fabricante de computadores e Thuerk teve a ideia de enviar um email promovendo um novo modelo de computador diretamente para um grupo de 400 usuários do sistema ARPANET.

Embora o email tenha sido enviado para um público relativamente pequeno, a campanha foi um grande sucesso. A DEC recebeu várias consultas de clientes interessados no novo modelo de computador e a campanha de email marketing foi responsável por incríveis $12 milhões de dólares em vendas.

O primeiro email marketing enviado no mundo
Fonte: Reddit

Desde então, o email marketing se tornou uma parte importante do mix de marketing de muitas empresas. Hoje, o email é usado para tudo, desde promoções de vendas até newsletters e atualizações de produtos. E com as ferramentas de automação de marketing agora disponíveis, as empresas podem segmentar seus emails para garantir que apenas as pessoas mais interessadas recebam as mensagens relevantes.

O email marketing de arrecadação de campanha do Barack Obama

Nas eleições presidenciais de 2012, as campanhas de email marketing de Barack Obama ficaram famosas por parecerem algo que poderia ter sido enviado pelo stalker da série You. Quem se inscrevia para receber os emails da campanha de Obama passava a receber emails com assuntos como “Junte-se a mim para jantar?”, “Acabou oficialmente”, “Não precisa ser assim” ou apenas “Uau”.

Os emails foram ridicularizados pelo comediante Jon Stewart no Daily Show e o site feminino The Hairpin os comparou a bilhetes de um perseguidor.

Há quem tenha achado os emails de Barack Obama tanto estranhos ou quanto sedutores, mas fato é que eles foram parte fundamental da campanha presidencial que arrecadou mais de US$ 690 milhões em doações online.

Email marketing de uma das campanhas presidenciais de Barack Obama
Fonte: Business Insider

Os convites para começar a usar o Gmail

O Gmail foi lançado em 2004 pelo Google, como um serviço de email gratuito e com recursos avançados para a época, como armazenamento ilimitado e pesquisa rápida. O serviço foi recebido com grande entusiasmo pelo público, mas o acesso era restrito e só era possível entrar no Gmail através de um convite enviado por um usuário existente.

Esses convites se tornaram um item bastante cobiçado na época do lançamento do Gmail. Muitas pessoas queriam experimentar o novo serviço, mas não conseguiam porque não tinham acesso a um convite. Isso criou uma demanda ainda maior por convites e muitos usuários começaram a oferecer seus convites em leilões online, trocas de favores e até mesmo vendendo-os por dinheiro.

Email de invite ou convite para usar o Gmail, à época de seu lançamento
Fonte: Tecnoblog

O sistema de convites do Gmail foi uma estratégia inteligente de marketing do Google, que criou uma sensação de exclusividade e escassez em torno do serviço. Isso gerou uma grande expectativa e interesse em torno do Gmail, fazendo com que as pessoas falassem sobre ele e incentivassem seus amigos a se inscreverem para conseguir um convite.

Essa estratégia foi um grande sucesso para o Google, que rapidamente conquistou uma base de usuários fiéis e entusiasmados com o serviço. Com o tempo, o sistema de convites foi descontinuado e o Gmail se tornou um serviço de email aberto para todos os usuários, mas a estratégia de marketing usada no lançamento do serviço foi um exemplo de como criar uma sensação de exclusividade pode ser uma maneira eficaz de gerar interesse e engajamento em torno de um produto.

O email marketing super vertical do Beach Park

Um case interessante de email marketing foi o enviado pelo Beach Park, parque aquático situado em Fortaleza, Ceará. Em 2015, a empresa enviou um email que ficou conhecido pelo seu efeito de rolagem vertical, que imitava o efeito de descer pelo seu enorme tobogã aquático, com uma imagem de incríveis 12.000 pixels de altura.

O email tinha um visual bastante atrativo, com foto em boa resolução (para a época), e era constituído por uma série de seções que simulavam uma descida no tobogã. Ao rolar para baixo, o leitor tinha a sensação de estar descendo pelo brinquedo, pois as imagens “da descida” estavam com o efeito borrado simulando velocidade.

O email foi um sucesso, gerando grande engajamento dos usuários, curiosidade e bastante compartilhamento. O case do Beach Park é um exemplo de como o email marketing pode ser uma ferramenta poderosa para gerar engajamento e conversão, quando utilizado de maneira criativa e inteligente.

Email marketing gigante do Beach Park

Newsletters milionárias

Entre as newsletters, não faltam exemplos de negócios (muito) bem sucedidos, com valor de mercado significativo. Algumas das mais valiosas incluem:

Esses negócios baseados em newsletters têm sido bem-sucedidos em criar comunidades fiéis de leitores e monetizar seu conteúdo por meio de publicidade, patrocínios e assinaturas. Elas têm sido capazes de aproveitar a demanda por conteúdo de qualidade e a crescente importância das newsletters como uma forma eficaz de comunicação e marketing.

Juliana Padron

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Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

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