10 bancos de imagens de alta qualidade gráfica para usar no email marketing

Nem todos têm fotos especialmente produzidas de seus produtos, mas todos querem agregar valor ao seu email marketing usando imagens de boa qualidade gráfica. Não é qualquer imagem da internet – especialmente dos resultados do Google Images – que podemos salvar e usar. Muitas são protegidas por direitos autorais e podem dar a maior confusão se usadas irregularmente.

Assim, para que você (ou alguém da sua equipe de trabalho) não saia pegando fotos indevidamente na web para ilustrar uma campanha, indicamos alguns locais bacanas onde você pode escolher imagens para usar em seu email marketing.

Algumas opções são gratuitas, outras, royalties-free, com preços que variam de acordo com o tamanho e a resolução da imagem que você precisa.

Flickr

Segundo definição do próprio site, o Flickr abriga mais de cinco bilhões de fotos do mundo todo. Qualquer mortal pode criar uma conta no Flickr e fazer upload de suas fotos, quer sejam elas de viagens, festas ou simples experimentos fotográficos.

Como o Flickr é constituído por imagens enviadas por seus usuários cadastrados, no momento do upload, é possível escolher o tipo de licença que se deseja atribuir a cada imagem. Isso quer dizer que você pode definir suas fotos no Flickr como “todos os direitos reservados”.

Creative Commons

CreativeCommons é uma empresa sem fins lucrativos que oferece uma alternativa aos direitos autorais integrais. Ela fornece alguns tipos de licença que os proprietários de conteúdos podem utilizar para permitir um uso e compartilhamento mais livres de seus materiais enquanto ainda mantém uma proteção de direitos autorais moderada.

No Flickr, os usuários podem atribuir uma entre seis licenças para seus vídeos e fotos:

(CC BY) Atribuição licença Creative Commons
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, façam tweak e construam sobre a sua obra, mesmo comercialmente, desde que lhe deem crédito pela criação original. Esta é a licença mais aberta dentre as oferecidas. Recomendado para ampla divulgação e utilização dos materiais licenciados.
(CC BY-ND) Atribuição – Não a obras derivadas licença
Esta licença permite a redistribuição, comercial e não comercial, desde que a obra permaneça inalterada, com crédito para você.
(CC BY-NC-ND) Atribuição – Não comercial – Não a obras derivadas
Esta licença é a mais restritiva das nossas seis licenças principais, permitindo que os outros façam o download de suas obras e compartilhem-nas desde que deem crédito a você, não as alterem ou façam uso comercial delas.
(CC BY-NC) Atribuição – Não comercial licença
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem obras não-comerciais e, apesar de suas obras novas deverem créditos a você você e ser não-comerciais, não precisam ser licenciadas nos mesmos termos.
(CC BY-NC-SA) Atribuição – Não comercial – Compartilhamento pela mesma licença
Esta licença permite que outros remixem, façam tweak e construam sobre o seu trabalho não-comercialmente, contanto que atribuam crédito a você e licenciem as novas criações sob os mesmos parâmetros.
(CC BY-SA) Atribuição – Compartilhamento pela mesma licença
Esta licença permite que outros remixem, façam tweak e construam sobre a sua obra, mesmo para fins comerciais, contanto que atribuam crédito a você e licenciem as novas criações sob os mesmos parâmetros. Esta licença é muitas vezes comparada ao “copyleft” – licenças de software livre e open source. Todas as novas obras com base na sua levarão a mesma licença, então quaisquer derivados também permitirão o uso comercial. Esta é a licença utilizada pela Wikipedia, e é recomendada para materiais que se beneficiariam de conteúdo da Wikipedia e de projetos igualmente licenciados.

Uso comercial e uso editorial de imagens no email marketing

De maneira geral, “uso comercial” significa uma mensagem destinada a ajudar a vender um produto, arrecadar renda ou promover algo. Um exemplo seria a utilização comercial, em propagandas, promoções, marketing ou merchandising. Esse uso se diferencia do “uso editorial”, destinado a anunciar um evento importante ou ilustrar um assunto de interesse público, para o qual normalmente não se exige nenhuma autorização.

Acesse as galerias de imagens com licenças Creative Commons.

The Commons

O objetivo principal do The Commons é compartilhar tesouros ocultos dos arquivos de fotografia pública do mundo.

Ele é uma seção do Flickr que abriga imagens de coleções públicas, disponibilizadas por algumas instituições — como NASA, Smithsonian, Biblioteca do Congresso Americano e várias outras — e também por membros do Flickr.

As imagens desta seção têm sua licença identificada como “sem restrições de direitos autorais conhecidas”, o que significa que elas estão livres para uso pelo público. No The Commons você encontra, principalmente, imagens históricas, como fotos antigas de cidades, pessoas, capas de revista, cartazes e outras. O download está liberado em diferentes tamanhos e o código HTML e link do arquivo original também estão disponíveis para compartilhamento na web.

Exemplo de imagem para uso em email marketing
Pôster oficial das olimpíadas de Londres em 1948, disponível no The Commons do Flickr.

Acesse a biblioteca de imagens The Commons.

Getty Images

O Getty Images é um dos principais bancos de imagens do mundo, mas elas não são gratuitas. Ao buscar por um termo, o site lhe apresentará os resultados e, dependendo da imagem escolhida, ela terá diferentes preços para download, dependendo do tamanho e resolução que você precisa.

Tabela de licenciamento de uma imagem específica no Getty Images, um ótimo banco de imagens para seu email marketing.
Exemplo de tabela de preços para licenciamento de imagem royalty-free no Getty Images

Wikimedia Commons

Você já deve conhecer algumas imagens da Wikimedia Commons pela Wikipedia, pois muitos artigos desse site utilizam imagens da Wikimedia Commons para ilustrá-los.

A Wikimedia Commons permite que você busque por imagens de licença CreativeCommons, GFDL e de Domínio Público. Imagens sob esses três tipos de licença são de uso gratuito.

Acesse a galeria de imagens Wikimedia Commons.

FreeImages

Como o próprio nome sugere, o FreeImages é um banco de imagens – até o momento – gratuitas.

Tem muitas opções de diversos temas, com qualidade realmente profissional e disponíveis em diversos tamanhos, inclusive em alta resolução. Apenas cuidado para que, numa busca, você não clique em uma imagem que seja do iStockPhoto ou de outro banco de imagens parceiro que anuncia no FreeImages. Essa indicação existe no site mas é um tanto discreta, então atenção na imagem que você clicar.

iStockphoto

O iStockPhoto é um dos sites mais populares para adquirir imagens royalties-free na web. Os preços são bem razoáveis e é possível baixar não apenas a imagem JPEG, mas também o arquivo em vetor (EPS), quando se trata de uma ilustração.

Além de fotos e ilustrações, o iStockphoto oferece também áudios e vídeos, inclusive com o efeito de cinemagrafia, que valoriza muito o email marketing dando aquele efeito de clipe de vídeo.

Pixabay

Assim como FreeImages, o Pixabay é outro banco de imagens gratuito, com muitas fotos de qualidade profissional disponíveis em diferentes tamanhos. Como qualquer pessoa pode cadastrar uma foto lá e disponibilizá-la para uso público, os tamanhos e formatos não são padronizados, mas o Pixabay é mesmo uma excelente fonte de imagens de alta qualidade para uso em email marketing, sites, redes sociais e outros projetos, mesmo impressos.

Unsplash

O Unsplash é quase equivalente ao Pixabay quanto à variedade e qualidade gráfica das imagens, que também são todas gratuitas. Sabe aquele post ou email marketing que precisa de um banner com foto bem chamativa e produzida, mas que não necessariamente mostre um produto ou serviço seu? Esse é o lugar para você encontrar imagens assim!

Shutterstock

Equivalente ao iStockPhoto, o Shutterstock é um banco de imagens royalty-free, ou seja, você paga pela imagem que quiser usar, mas o pagamento é feito apenas uma vez, sem que haja a necessidade de pagamento de royalties adicionais. Não confunda royalty-free com licença livre. Nas imagens royalties-free, as imagens continuam sendo de propriedade de seus autores e você, adquirente da imagem, não pode licenciá-la ou transferi-la a terceiros.

Assim com no iStockPhoto ou no GettyImages, basta que você acesse o site do Shutterstock, procure pela foto, ilustração ou vídeo que quiser e faça o pagamento online de acordo com o tamanho e resolução desse recurso que quiser baixar.

Esses sites royalties-free, geralmente, oferecem serviços de assinatura mensal que lhe dão o direito de fazer o download de uma certa quantidade de materiais por mês. É uma ótima opção para você que precisa sempre renovar suas imagens ou produz muitos materiais que precisam de recursos gráficos diferentes.

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

Últimos Posts