Use gif animado com cinemagrafia para alegrar seu email marketing

Se seu site ou e-mail marketing ainda usa aquelas clássicas imagens stock, apenas pare. Vivemos uma época em que o realismo, a honestidade e a simplicidade falam mais alto do que a vontade – ou a falsa necessidade – de parecer uma gigante enterprise com aqueles moços engravatados e moças de tailleur sorrindo para câmera à volta de uma grande mesa de reunião. Todos de braços cruzados, geralmente brancos e loiros, com uma grande janela de vidro ao fundo, é claro.

Existem muitos sites com imagens de excelente qualidade gráfica e criativa que fogem desse padrão chato e irreal, exploram diferentes luminosidades, flagram detalhes interessantes e, com isso, têm uma aparência menos séptica e mais natural, dando aquela impressão de captura de um momento espontâneo com pessoas de verdade.

Cinemagrafia

Essas imagens, agora, ganham ainda mais vida com a chamada cinemagrafia. Ao capturar um momento, faz-se um pequeno vídeo dele, em vez de uma foto, e na edição (que pode ser no Photoshop ou em aplicativo específico, como o Cinemagr.am) escolhem-se as partes que permanecerão com movimento e a que ficará estática.

Assim, podemos ter uma foto de pessoas em que apenas alguns de seus fios de cabelos se movimentam, a foto de uma praia com um riacho ao lado em que só há um leve movimento de água corrente e o mar estático, uma paisagem noturna com algumas luzes piscando e assim por diante. A criatividade define o resultado, mas o fundamental da cinemagrafia é que apenas uma parte da foto tenha movimento.

Essa tendência pode ser confirmada com o recurso Live Photos introduzido pela Apple no iPhone 6s. Com o Live Photos, a câmera do iPhone registra um pequeno vídeo com instantes anteriores e posteriores ao clique, e além de ver a foto, com mais um toque você visualiza o mini-vídeo daquele momento registrado.

Editando esse vídeo do Live Photo, dá pra criar uma máscara nos locais que permanecerão com movimento e definir os locais estáticos. Manipulando-se adequadamente os quadros, dá pra criar um loop infinito e gerar um MP4 para colocar no site e uma animação em GIF para ser usada no email marketing.

Tente produzir suas próprias cinemagrafias para conferir mais personalidade às suas comunicações digitais, mas se não for possível, existem sites de bancos de imagens que vendem cinematografias prontas*, como o Shutterstock. Veja alguns exemplos:

Exemplo de imagem animada com cinemagrafia. Esse é um GIF animado de um cachorrinho deitado no sofá. A animação foi feita apenas em seus olhos, que piscam duas vezes.

Exemplo de imagem animada com cinemagrafia. Esse é um GIF animado de uma cachoeira, com as águas correndo em uma direção que não parece natural.

Exemplo de imagem animada com cinemagrafia. Esse é um GIF animado de uma planta em uma floresta, em que ao redor dela apenas se move uma leve neblina.

*Após a compra do arquivo, será preciso utilizar um software editor de vídeo para convertê-lo em GIF animado ou o site Giphy, que gera o GIF animado com menos qualidade. Recomenda-se usar os primeiros 37 frames do vídeo para obter um arquivo GIF com menos de 500kb. Ao converter o vídeo em GIF animado, não haverá um player para iniciar ou controlar a animação, que será exibida incessantemente. Para facilitar seu trabalho de edição de uma cinegrafia, conheça também o software Flixel.

Vídeos curtos transformados em GIF animado

Com o próprio celular, você também pode fazer algo simples e com mais movimento usando os efeitos Boomerang (animação em loop infinito) e Hyperlapse (vídeos acelerados) do Instagram.

Depois, com a ajuda de um editor de vídeo ou qualquer software que possa fazer conversão de formatos, salve o arquivo de vídeo que foi gerado pelo app em um GIF animado. Apenas observe o tamanho final (kb) para não deixar seu email marketing muito pesado.

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

Últimos Posts