Dicas para integrar o email marketing ao Pinterest

Você sabia que o Pinterest gera mais tráfego do que LinkedIn, Google+ e Youtube juntos? Pois é, o Pinterest, que é mais um mecanismo de busca do que uma rede social, é importantíssimo para gerar tráfego para sites e blogs.

Se você ainda não explorou o Pinterest muito bem e é do tempo dos murais de cortiça nos quartos de adolescentes, pode imaginá-lo mais ou menos dessa forma, um grande mural de imagens interessantes sobre os mais variados temas. Dentro de sua sua conta, você pode ter várias pastas intituladas com o tema do qual as imagens tratam, só para organizar o seu conteúdo. Você pode ter pastas chamadas “coisas para a casa”, “produtos que eu gosto”, “meu estilo” e quantas mais sua imaginação permitir.

O legal é que você não apenas publica as imagens que gosta, mas também replica (repin) as imagens que outras pessoas postaram em seus respectivos perfis e pastas. Para facilitar o trabalho de coletar imagens por aí, há plugins do Pinterest para os browsers, assim, quando você entrar em um site e quiser publicar uma imagem dele no seu perfil, basta clicar no botão “Pin it” – que esse plugin irá instalar em seu navegador – para que ele reconheça as imagens daquela página e você escolha qual deseja publicar em suas pastas.

Assim como outras redes sociais, é perfeitamente possível integrar o Pinterest ao seu email marketing. Depois dessa breve explicação sobre como ele funciona, você já deve estar imaginando algumas formas de associar o Pinterest aos seus negócios e, claro, ao seu email marketing.

Siga-me no Pinterest!

A forma mais simples de trazer o Pinterest ao seu email marketing é inserir apenas um link no email para o seu perfil. Em sua conta do Pinterest você encontrará diferentes botões para colocar em seus sites e email:

Analisando os relatórios de seus envios, você consegue saber quem clicou nos seus links de perfil do Pinterest e, logo, quem da sua lista de contatos já está usando essa rede. Como o Pinterest tem o recurso “Follow”, igual ao do Twitter, você pode seguir essas pessoas e já começar a criar um engajamento na rede social, que começou lá no email marketing.

Além disso, quem lhe segue no Pinterest sempre vê as suas publicações de imagens e fica mais suscetível a republicá-las com o repin.

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Pin it!

Se o seu email marketing trouxer imagens interessantes aos destinatários, você pode permitir que eles publiquem essas imagens em suas pastas do Pinterest adicionando o botão “Pin it” próximo a cada uma, como no exemplo a seguir.

O link para o botão do Pin it é esse:

<a href="http://pinterest.com/pin/create/button/?url=[1]&media=[2]&description=[3]">Pin this on Pinterest</a>

Com essa URL, você pode especificar:

  1. O endereço “from” para o qual o Pinterest irá linkar de volta, como se fosse a “fonte” do conteúdo. Você pode colocar o endereço de seu próprio site.
  2. A URL da imagem que será compartilhada. Perceba que, como você pode definir a URL da imagem, ela não precisa ser exatamente a mesma do email, você pode usar uma de melhor qualidade, remover textos que seriam pertinentes apenas no email etc.
  3. Uma sugestão da descrição da imagem que irá constar no post.

Quando o usuário clicar no link “Pin it”, ele poderá escolher em qual de suas pastas quer que a imagem seja publicada. A sua sugestão de descrição será exibida no campo logo abaixo, mas o usuário poderá mudar o texto, se quiser.

O Pinterest permite integração com o Twitter e o Facebook, de forma que a cada nova imagem publicada no Pinterest de um usuário, um post sobre ela será publicado no Twitter e/ou no Facebook dessa mesma pessoa. Consegue imaginar o alcance de seus conteúdos multiplicando-se?

Like

Funciona igual ao “Curtir” do Facebook. Portanto, nas imagens relevantes de email marketing, você pode pedir para os usuários clicarem em “Pin it” ou “Like”. O “Like” não publica a imagem no perfil do usuário, apenas registra que ele gostou daquele conteúdo, mas as agrupa em um local privado do perfil para que o usuário tenha fácil a todas as imagens que curtiu – semelhante ao recurso de “salvar” do Instagram.

Perfil

Em sua home page do Pinterest, há uma área para apresentar o seu perfil. Você pode ter um avatar, inserir os endereços de suas contas do Twitter e do Facebook, do endereço de seu site e também um texto de até 200 caracteres. Neste texto ou mesmo no campo do endereço do site, você pode colocar a URL da sua página de cadastro para newsletter.

Pasta com seus emails marketing

Se você puder divulgar abertamente cada email marketing que envia ao seu mailing, é uma boa ideia tirar print do layout e postar no Pinterest. Como você pode atribuir um link a cada imagem que postar, pode fazer com que a imagem do email marketing aponte para a sua versão web, para a página de cadastro opt-in ou outro conteúdo que quiser – de preferência, que esteja relacionado ao conteúdo da imagem, ou seja do seu email marketing.

Quando publicar a imagem de seus emails ou outros conteúdos no Pinterest, crie textos descritivos para eles de forma que fiquem rastreáveis pela plataforma, da mesma forma como funciona o Google. Assim, as pessoas que usarem o Pinterest para buscar por determinada expressão ou palavra-chave, podem encontrar seu perfil e conteúdos, caso eles estejam relacionados a essa busca.

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

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