Cuidados com a redação dos textos do email marketing

Escrever para a web, em geral, pede parágrafos curtos, expressões objetivas e destacadas com negrito, itálico, cores e, o efeito sublinhado, apenas quando os textos contiverem links.

Técnicas de SEO, por exemplo, precisam que você repita sua palavra-chave no site um determinado número de vezes para que os buscadores entendam que seu conteúdo fala bastante sobre aquele assunto.

Da mesma forma que escrever textos para sites tem suas técnicas para melhorar o posicionamento no Google e em outros buscadores, escrever textos para email marketing também tem seus truques tanto para não prejudicar a entrega da mensagem quanto para aumentar a identificação do público com o email, conquistando sua conversão.

A redação de textos para o email marketing é uma tarefa que envolve a combinação de alguns fatores:

  • uso de expressões e tom de voz adequados ao seu negócio;
  • parágrafos curtos e objetivos;
  • uso de expressões e gatilhos que despertem a curiosidade e o desejo dos leitores para a conversão;

Conheça melhor cada uma dessas práticas:

Uso de expressões e tom de voz adequados ao seu negócio

O tom de voz é o estilo de comunicação que você emprega nos seus textos e que transmite, a quem está lendo, diferentes impressões.

Através do jeito de escrever e da escolha de certas palavras, conseguimos imprimir personalidade aos textos e lhes dar voz, fazendo com que quem leia tenha a impressão certa que queremos que eles tenham: a transmissão de uma mensagem de maneira fria e impessoal, como em um noticiário, a sensação de uma conversa informal entre amigos, os conselhos carinhosos de um familiar, as receitas de sucesso de um especialista e assim por diante.

Se no seu site você usa uma linguagem informal e cheia de estilo próprio, pode levar isso para o ambiente de email. É muito importante que as pessoas reconheçam a sua identidade no email que receberam, associando a imagem da sua marca com a comunicação recebida.

Exemplo de um email marketing do Enjoei

A Enjoei, por exemplo, tem uma forma muito peculiar de se comunicar com o público em seu site, e o email marketing deles não é diferente.

Como todo o conteúdo do email é escrito – não em vídeo ou em áudio -, as palavras e frases organizadas no layout podem transmitir diferentes tipos de impressões. A utilização de recursos ortográficos como pontuação, emojis, capitalização (letras maiúsculas e minúsculas), abreviações, gírias, negrito, itálico e cores ajudam a reforçar o sentido e a voz que a comunicação precisa ter.

Parágrafos curtos e objetivos

Dificilmente as pessoas lêem, com calma e inteiramente, os emails comerciais que recebem. Colocando-nos como consumidores, pois também recebemos dezenas desses emails diariamente, sabemos que depois de abrir um email vamos apenas passar os olhos rapidamente por eles para identificar algo que nos chame a atenção de pronto.

É por isso que os textos do seu email marketing também devem ser breves e concisos, apresentando a principal informação de maneira clara e em destaque, para que ela seja logo identificada quando o leitor passar os olhos pela parte superior de sua mensagem.

Para ter esse destaque, use os recursos da formatação de textos como negrito, itálico, cores, tamanhos e tipos de fonte diferentes. Lembre-se de que o efeito sublinhado deve ser reservado apenas aos links.

Exemplo de um email marketing do eVitamins

Um dos emails marketing do eVitamins apresenta alguns dos benefícios de comprar com eles. Os textos são bem curtos e diretos.

Expressões de texto que despertam interesse no email marketing

Se o objetivo do email marketing for convencer o seu leitor a fazer alguma ação (ligar, inscrever-se, responder pesquisa, comprar, ler artigo etc), você precisa usar expressões e técnicas de retórica que despertem o desejo de agir.

Chamamos de call to action essas chamadas para ação, e elas podem estar na forma de título, parágrafo ou botão. Para elas, é muito comum usar o modo imperativo dos verbos, pois eles sugerem, de maneira forte e resumida, a ação que deve ser realizada. São exemplos: inscreva-se, compre, alugue, reserve, leia, agende etc.

É possível também combiná-los com palavras que sugerem urgência e que despertam o medo da escassez: agora, rápido, grátis, hoje etc.

Isso lhe possibilita ter combinações como: compre agora, converta mais, teste hoje, saiba tudo, cresça imediatamente, reserve grátis, faça melhor etc. Essas expressões em destaque na forma de um botão, por exemplo, podem ser o incentivo definitivo que seus contatos precisam para se convencerem a clicar no seu email marketing.

Exemplo de um email marketing da Schutz

Exemplo de um email marketing da Schutz que, além de utilizar muitas expressões específicas do seu segmento de moda – street style, trend setters, belt bag, shape prático – utiliza calls-to-action como “shop now” (compre agora) e “choose your favorite” (escolha seu favorito).

É importante lembrar que as pessoas não seguirão um call-to-action pela simples presença do botão. Apenas o apelo de urgência de um botão como “compre as últimas unidades” pode não ser o bastante para convencer o destinatário a, efetivamente, comprar.

Por isso, aproveite o espaço do email marketing para – além de chamar os destinatários para a ação – indicar os principais motivos pelos quais as pessoas precisam realizar aquela ação que você pede, enfatizando os benefícios que elas podem ter.

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

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