Como criar uma política de privacidade para seu site

Uma Política de Privacidade define, basicamente, o que a empresa proprietária de um website pretende fazer com os dados de seus visitantes e usuários. É preciso deixar claro para eles como seus dados pessoais serão manipulados, para que finalidades, qual é a política de segurança que a empresa pratica, se ela pretende repassar as informações a terceiros etc.

Ao responder essas e outras questões – todas as que sejam importantes para os usuários e visitantes de seu site saberem – você tem um documento completo e honesto para apresentar aos visitantes de seu site.

Para lhe ajudar a organizar os tópicos que irão compor sua política de privacidade, preparamos um guia baseado no comportamento que as pessoas esperam das empresas em relação à privacidade de seus dados, no tipo de informações que são coletadas pelo website e no tipo de interação que os usuários e visitantes podem ter com o site.

Note que algumas perguntas são exclusivamente pertinentes aos sites de e-commerce, então, só precisa responder se for este o seu caso.

Aproveite e verifique o texto completo da LGPD brasileira para ver se o seu segmento de atuação precisa cumprir alguma exigência específica em relação ao armanezamento e manipulação de dados de seus contatos.

  1. Quais padrões de segurança você utiliza em seu site para processar transações online?
  2. Você utiliza recursos para armazenar avaliações de produtos feitas pelos compradores? Como eles funcionam?
  3. Quais serviços de atendimento ao consumidor você oferece aos usuários e visitantes do site para esclarecer suas dúvidas e problemas?
  4. Você já tem um documento de Termos de Uso ou Contrato de Compra, que esclarece como os visitantes devem se comportar no site e/ou como funcionam os procedimentos de compra via e-commerce?
  5. Você conhece as configurações e políticas de segurança do servidor onde seu site está hospedado? Quais são?
  6. Quais formulários você usa em seu site (ex.: cadastro para newsletter, cadastro para uso do site)?
  7. Nestes formulários, quais dados dos visitantes você solicita?
  8. Explique para quais finalidades você solicita o email do usuário em alguns formulários do site 
(se você mencionar o envio de email marketing como uma das finalidades, deixe claro qual a periodicidade e os motivos destes envios).
  9. Apesar de pedir o cadastro dos visitantes, você permite que eles naveguem anonimamente em seu site?
  10. Seu site e/ou recursos de terceiros presentes em seu site usam cookies para registrar a navegação e as ações dos usuários?
  11. Para quê você utiliza as informações obtidas dos usuários por meio de formulários e/ou cookies?
  12. Os usuários poderão alterar / atualizar a qualquer momento os dados que forneceram em seu site? Como poderão ser feitas estas alterações?
  13. Você pretende comercializar e/ou compartilhar [*] com terceiros as informações dos usuários de seu site? Se sim, você pode dizer de antemão quem são as empresas terceiras que terão acesso aos dados dos usuários e como elas pretendem usar estas informações?
  14. Nas transações financeiras, quem armazena os dados dos usuários – como informações de cartão de crédito, por exemplo -, sua empresa ou um parceiro responsável por intermediar o pagamento? Por quanto tempo esses dados serão armazenados? Eles são criptografados?
  15. Se seu site for um e-commerce, você trabalha com algum serviço anti-fraudes nas transações financeiras?
  16. Eventualmente, seu site pode conter links para sites, produtos ou serviços de terceiros. Sua empresa é responsável pelas informações destes outros sites, bem como pelas transações que eles efetuam ou política de privacidade?
  17. Esta política de privacidade se aplica também às informações obtidas offline – por exemplo, em cadastros efetuados por visitantes em lojas físicas?
  18. Se você decidir alterar alguma informação desta Política de Privacidade, você pretende notificar os usuários / visitantes do site de alguma maneira? Como?
  19. Se os usuários / visitantes do site tiverem dúvidas sobre algum termo da política de privacidade, como eles podem entrar em contato com sua empresa para obter esclarecimentos?
  20. Você se compromete a manter um link visível para esta Política de Privacidade em todas as páginas de seu site e comunicados enviados por email?

NÃO compartilhe com terceiros os dados que as pessoas usam para se cadastrar em seu site!

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

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