Aumente seu mailing com os formulários do Facebook

A principal preocupação de quem quer enviar e de quem já envia email marketing é a qualidade do mailing. Ao mesmo tempo, já falamos inúmeras vezes da importância de se utilizar campanhas de marketing cross channel para divulgar seu negócio, integrando, por exemplo, email marketing e redes sociais. Neste artigo, falaremos especificamente do Facebook.

Redução do alcance dos posts gratuitos

Quando alguém curte sua página no Facebook, nada lhe garante que tudo o que você publicar na página será exibido na timeline de todos os curtidores. O algoritmo do Facebook vem se modificando dia a dia e os maiores impactos estão na frequência de atualização dos posts que vemos em nossa timeline. É só você observar o número total de amigos que tem na rede social e as páginas que já curtiu e comparar com as publicações que vê em seu feed: elas não são nem metade de tudo o que as pessoas e as páginas que você segue efetivamente publicaram.

Se você é administrador de uma página no Facebook e acompanha as estatísticas de engajamento de seus curtidores com suas publicações, já deve ter percebido que cada post não é exibido para todas as pessoas que seguem sua página. Para muitos negócios, na verdade, o alcance não chega a 5% dos curtidores.

Cedendo à pressão dos anúncios pagos

E, claro, você também já deve ter visto as ofertas que o Facebook lhe faz para impulsionar as publicações de sua página, ampliando o alcance de visualizações. Nada é por acaso, não é mesmo?

Impulsionar uma publicação é só uma das diversas opções de anúncios que o Facebook oferece, e além dela, existe a que mais nos interessa quando o objetivo é captar leads para o mailing do email marketing: os anúncios associados a formulários de cadastro.

Anúncios associados a formulários de cadastro

Os formatos tradicionais de anúncios do Facebook permitem que as pessoas curtam sua página, curtam, comentem e compartilhem suas publicações ou acessem um link para seu site.

Já os anúncios associados a formulários permitem obter os endereços de emails das pessoas interessadas em seu negócio e, assim, manter um relacionamento mais duradouro com elas através do email marketing.

Esse tipo de anúncio consiste no tipo mais clássico de marketing cross channel, uma vez que você utilizará os benefícios de um canal (uma rede social) para impulsionar outro (o email marketing).

Para ter um formulário de cadastro do Facebook é preciso criar um anúncio e associá-lo a um formulário, que você também cria escolhendo as perguntas que quer que as pessoas respondam. Então, quando as pessoas clicarem em seu anúncio, elas serão convidadas a preencher um breve formulário para enviar suas informações de contato.

Enriqueça seu mailing de email marketing com cadastros do Facebook

Mailing de email marketing bom é mailing qualificado

Dependendo do tipo do produto ou serviço que você quiser divulgar, veja algumas perguntas adicionais – além dos usuais nome, email, telefone etc. – que você pode fazer no seu formulário para coletar outros dados relevantes dos seus possíveis clientes e enriquecer ainda mais seu mailing:

  • Com que frequência você deseja receber nossos informativos?
  • Que assuntos mais lhe interessam saber?
  • Qual a sua área de estudo desejada?
  • Qual foi a data da sua matrícula?
  • Que tipo de serviço jurídico você gostaria de contratar?
  • Em que produtos você está interessado?
  • Que tipos de cupom você gostaria de receber?
  • Preferências de eventos (por exemplo, que palestrantes gostaria de ver?)
  • Qual o porte da sua empresa?
  • Qual o tamanho da sua equipe de vendas?
  • Qual o seu negócio principal?
  • Qual a marca e o modelo do seu carro?
  • Você tem atualmente seguro? Quando você gostaria de mudar?
  • Em que modelo de carro você está interessado?
  • Quantos funcionários você tem?
  • Quando você pretende adquirir esse produto/serviço?

Como possíveis respostas a essas perguntas, ofereça opções para as pessoas selecionarem ou deixe o campo aberto para receber texto redigido livremente (mais difícil de analisar).

Dependendo de como você vende seus produtos ou serviços e pense em outras perguntas para usar no formulário do seu de cadastro.

O processo de criação do formulário de cadastro

Neste processo, é possível criar 3 interfaces que serão apresentadas aos usuários que clicarem no anúncio associado a ele: a de boas vindas, a do próprio formulário, com os campos a serem preenchidos, e a de agradecimento, exibida depois que o visitante envia o formulário preenchido.

Passo a passo para usar os formulários do Facebook Passo a passo para usar os formulários do Facebook Passo a passo para usar os formulários do Facebook
Passo 1 da criação do anúncio com formulário: a mensagem de boas vindas.
Passo 2: definição das perguntas e os tipos de respostas que as pessoas podem dar.
Passo 3: mensagem de agradecimento pelo envio das informações.

Como o propósito deste formato de anúncio é coletar, por formulário, dados dos possíveis interessados em seu negócio, o Facebook exige que você forneça o endereço de onde está publicada sua política de privacidade de dados, que explica às pessoas como você utilizará os dados que eles fornecerem.

Quando seu anúncio com formulário estiver publicado e os cadastros começarem a surgir, você pode ir fazendo download dos emails cadastrados conforme chegam ou integrar o formulário com um dos CRMs indicados pelo Facebook, e aí os cadastros são enviados automaticamente para esse sistema, à medida em que são feitos.

Post com o botão de cadastro que aponta para seu site

Em sua página do Facebook, é possível escolher o call-to-action do botão que aparece no canto direito, abaixo de sua imagem de capa.

São vários os tipos de botão que você pode escolher, de acordo com a meta que você deseja que seus visitantes cumpram. O botão para obter novos cadastros para seu mailing é, obviamente, o “cadastre-se”, e ao escolher esse botão, você deve informar ao Facebook o link de seu site que contém o formulário de cadastro.

Passo 2 da definição do botão de ação de uma página do Facebook.
A página do nosso portal no Facebook, por exemplo, usa o botão “cadastre-se” para direcionar as pessoas à página de nosso site que tem o formulário de opt-in em nosso email marketing.

Você pode criar uma página em seu site com um formulário de cadastro para outros propósitos, como o download de um material digital, por exemplo. Neste formulário, procure manter apenas os campos realmente essenciais, pois as pessoas tendem a desistir do preenchimento de formulários muito longos.

Mensure os cliques no botão de cadastro

Quando você usa o botão “cadastre-se” como call-to-action principal de sua página do Facebook, pode consultar as estatísticas de cliques no botão e comparar o número de acessos com a quantidade de pessoas que realmente preenchem o formulário em seu site vindo desta fonte.

Use o Google Analytics e suas configurações de meta para obter essa informação.

Para que sua página tenha o maior número possível de visualizações no Facebook, você precisa checar suas configurações de exibição, como restrições de idade e de países onde sua página é exibida, e sugestão de páginas semelhantes à sua.

Enriqueça seu mailing de email marketing com cadastros do Facebook

Nesse quadro de resumo de acessos ao botão, o Facebook sugere que você promova os cadastros em sua página criando um anúncio que divulgue sua página de formulário. Esse é mais um tipo de anúncio que já tem um formato pronto de post, em que o botão de cadastro está posicionado próximo à descrição de seus serviços.

Detalhe do processo de criação de um anúncio no Facebook para uma página que usa o botão "cadastre-se" como call-to-action

Outra forma de promover um post que mostre o botão “cadastre-se” e aponte para a página do seu site com o formulário é usar o tipo de publicação “obter cadastramentos”, que fica no quadro de conteúdos próximo ao campo de publicação de posts regulares. O post criado com essa opção é similar ao anterior.

Enriqueça seu mailing de email marketing com cadastros do Facebook

Adicionando ao seu mailing de email marketing o email das pessoas que curtiram sua página

Desde os primórdios da existência de páginas no Facebook para uso corporativo, o uso dos emails das pessoas que as curtiram é uma polêmica.

Quem curte uma página no Facebook quis dizer “eu gosto disso”. Então, algumas das publicações das páginas curtidas passam a aparecer na timeline da pessoa – e tudo certo, porque ela está no mesmo canal (curtiu no Facebook, viu publicações no Facebook).

Porém, não é ético tentar extrair os endereços emails de todas as pessoas que curtiram sua página do Facebook e adicioná-los ao seu mailing para lhes enviar email marketing.

Primeiro, porque o canal é diferente: as pessoas estavam curtindo suas publicações no Facebook, e isso não é um passe livre para invadir os outros meios de comunicação delas.

Segundo, porque o próprio Facebook não disponibiliza o acesso à lista completa de pessoas que curtiram sua página justamente por questões de privacidade – e não estamos falando daquelas configurações editáveis que podemos mexer em nosso perfil.

Se o Facebook não mostra nem os nomes de todas as pessoas que curtiram sua página, que dirá seus emails. Foi justamente pensando no interesse dos administradores de páginas em ter acesso a endereços de email de novos leads que o Facebook criou o anúncio com formulários de cadastro.

Conclusão

O endereço de email das pessoas tornou-se um dado valiosíssimo para uso comercial, e foi obviamente por isso que o Facebook criou essa funcionalidade paga, não gratuita, para enriquecimento de mailing.

Para que você aproveite ao máximo todos os formatos de anúncios com cadastro que mostramos aqui, é importante que sua conta de anúncios do Facebook esteja associada à sua página de negócios, e não ao seu perfil pessoal.

Aproveite as dicas que apresentamos neste post e explore sua conta de anunciante do Facebook para obter mais cadastros para seu mailing e arrasar no email marketing!

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

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