Observando o cabeçalho original da mensagem, é possível ver que o remetente tem DKIM e SPF configurados corretamente, contribuindo para a qualidade da entrega do email marketing.
O remetente não está configurado para exibir um avatar ou logotipo no ícone que fica ao lado das informações de remetente no app de email. Esse logo ou avatar é chamado de BIMI e ajuda os destinatários a reconhecerem a identidade do remetente.
O endereço de email remetente foi configurado no domínio uolrelacionamento.com.br, que é um domínio diferente daquele que contém o site. Essa estratégia de usar domínios exclusivos para email marketing (ou mesmo subdomínios) ou que sejam diferentes do domínio principal ajuda a isolar as reputações do site e do remetente. Assim, o que acontece no domínio principal, quer seja no próprio servidor onde está o site desse domínio ou num outro email de remetente que use apenas o domínio principal, não afeta a reputação das campanhas de email enviadas com o domínio usado como remetente de emails.
O assunto é muito longo e fica cortado em alguns apps de email, especialmente de smartphones, onde o espaço para exibição do assunto é bem menor. É recomendado que os assuntos de email marketing tenham, no máximo, 60 caracteres para não serem cortados nos apps de email mobile.
O preheader não foi configurado. Como o assunto é bastante longo, em webmails desktop a área que seria o preheader não chega a aparecer. Mas em programas de email desktop, que têm. mais espaço na lista de mensagens, a prévia do conteúdo da mensagem que aparece é o primeiro texto encontrado no corpo, que é link do topo "Não consegue visualizar esse email? Clique aqui". Em alguns apps mobile, é o título do email que se repete no espaço do preheader. Esse espaço é importante como um terceiro argumento (além do assunto e nome do remetente) que ajuda a convencer o destinatário a abrir a mensagem, mostrando uma prévia do que tem dentro dela.
O email marketing é responsivo, o que significa que seu layout se acomoda bem em telas de tamanho menor, sem prejudicar a qualidade da leitura ou da interação.
O email marketing é composto, em sua maioria, por textos que estão escritos direto no HTML. Isso favorece o layout responsivo do email, que mantém os textos com o mesmo tamanho de fonte para a leitura em telas menores e permitindo que eles quebrem linha conforme a largura da tela.
A presença dos textos no HTML mantém o conteúdo rastreável para buscas dentro do app de email. Se o destinatário lembrar de algum termo que leu no email e quiser encontrá-lo para saber mais, pode digitar esse termo na busca do app e a mensagem retornará entre os resultados. Quando o texto está embutido em uma imagem isso não acontece - a não ser que o texto esteja no atributo alt dessa imagem e que o app de email também considere esse tipo de conteúdo em sua busca.
Ter uma grande quantidade de textos no HTML também ajuda no desempenho da entrega do email marketing, já que os provedores de email tendem a “ver” isso como característica de uma mensagem pessoal, em vez de um email comercial (e possivelmente spam).
Os links não estão sublinhados e os textos que têm links se apresentam com diferentes formatações de cor e tamanho de fonte. No desktop, pode ser fácil de encontrá-los passando o mouse sobre os textos e descobrindo os links ao perceber o ícone virando a "mãozinha" característica. Mas no mobile, que não tem o efeito de hover (passar o mouse por cima), pode ser mais difícil identificar os links apenas passando os olhos superficialmente pela mensagem.
Alguns dos links em destaque são “clique aqui”, uma expressão que não é recomendada pelas boas práticas de usabilidade. Ela não diz sobre o que é a ação (o que vai acontecer ao clicar) e mesmo assim é a que aparece formatada como link em destaque. O ideal é que toda a expressão da ação seja um link, algo como “Visualize este email na web” ou “Descadastre-se aqui”.