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Exemplo de email marketing Newsletter UOL

Email marketing Newsletter UOL
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Opinião: Lula bate Bolsonaro pela 2ª vez em 3 meses, e Pacheco tem redenção

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Comentários sobre este email marketing

  • Observando o cabeçalho original da mensagem, é possível ver que o remetente tem DKIM e SPF configurados corretamente, contribuindo para a qualidade da entrega do email marketing.

  • O remetente não está configurado para exibir um avatar ou logotipo no ícone que fica ao lado das informações de remetente no app de email. Esse logo ou avatar é chamado de BIMI e ajuda os destinatários a reconhecerem a identidade do remetente.

  • O endereço de email remetente foi configurado no domínio uolrelacionamento.com.br, que é um domínio diferente daquele que contém o site. Essa estratégia de usar domínios exclusivos para email marketing (ou mesmo subdomínios) ou que sejam diferentes do domínio principal ajuda a isolar as reputações do site e do remetente. Assim, o que acontece no domínio principal, quer seja no próprio servidor onde está o site desse domínio ou num outro email de remetente que use apenas o domínio principal, não afeta a reputação das campanhas de email enviadas com o domínio usado como remetente de emails.

  • O assunto é muito longo e fica cortado em alguns apps de email, especialmente de smartphones, onde o espaço para exibição do assunto é bem menor. É recomendado que os assuntos de email marketing tenham, no máximo, 60 caracteres para não serem cortados nos apps de email mobile.

  • O preheader não foi configurado. Como o assunto é bastante longo, em webmails desktop a área que seria o preheader não chega a aparecer. Mas em programas de email desktop, que têm. mais espaço na lista de mensagens, a prévia do conteúdo da mensagem que aparece é o primeiro texto encontrado no corpo, que é link do topo "Não consegue visualizar esse email? Clique aqui". Em alguns apps mobile, é o título do email que se repete no espaço do preheader. Esse espaço é importante como um terceiro argumento (além do assunto e nome do remetente) que ajuda a convencer o destinatário a abrir a mensagem, mostrando uma prévia do que tem dentro dela.

  • O email marketing é responsivo, o que significa que seu layout se acomoda bem em telas de tamanho menor, sem prejudicar a qualidade da leitura ou da interação.

  • O email marketing é composto, em sua maioria, por textos que estão escritos direto no HTML. Isso favorece o layout responsivo do email, que mantém os textos com o mesmo tamanho de fonte para a leitura em telas menores e permitindo que eles quebrem linha conforme a largura da tela.

  • A presença dos textos no HTML mantém o conteúdo rastreável para buscas dentro do app de email. Se o destinatário lembrar de algum termo que leu no email e quiser encontrá-lo para saber mais, pode digitar esse termo na busca do app e a mensagem retornará entre os resultados. Quando o texto está embutido em uma imagem isso não acontece - a não ser que o texto esteja no atributo alt dessa imagem e que o app de email também considere esse tipo de conteúdo em sua busca.

  • Ter uma grande quantidade de textos no HTML também ajuda no desempenho da entrega do email marketing, já que os provedores de email tendem a “ver” isso como característica de uma mensagem pessoal, em vez de um email comercial (e possivelmente spam).

  • Os links não estão sublinhados e os textos que têm links se apresentam com diferentes formatações de cor e tamanho de fonte. No desktop, pode ser fácil de encontrá-los passando o mouse sobre os textos e descobrindo os links ao perceber o ícone virando a "mãozinha" característica. Mas no mobile, que não tem o efeito de hover (passar o mouse por cima), pode ser mais difícil identificar os links apenas passando os olhos superficialmente pela mensagem.

  • Alguns dos links em destaque são “clique aqui”, uma expressão que não é recomendada pelas boas práticas de usabilidade. Ela não diz sobre o que é a ação (o que vai acontecer ao clicar) e mesmo assim é a que aparece formatada como link em destaque. O ideal é que toda a expressão da ação seja um link, algo como “Visualize este email na web” ou “Descadastre-se aqui”.

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