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Exemplo de email marketing Newsletter Nature

Email marketing Newsletter Nature
Assunto

How to avoid ‘disgust and disappointment’ on social media

Remetente

Nature Briefing

categorias Newsletters
         

Comentários sobre este email marketing

  • Observando o cabeçalho original da mensagem, é possível ver que o remetente tem DKIM e SPF configurados corretamente, contribuindo para a qualidade da entrega do email marketing.

  • O remetente tem a sua imagem de perfil BIMI personalizada (o ícone que aparece ao lado do nome e email de remetente no app de email), permitindo melhor identificação e diferenciação na caixa de entrada, além de reforçar o branding da marca.

  • O email marketing é responsivo, o que significa que seu layout se acomoda bem em telas de tamanho menor, sem prejudicar a qualidade da leitura ou da interação.

  • O email marketing é composto, em sua maioria, por textos que estão escritos direto no HTML. Isso favorece o layout responsivo do email, que mantém os textos com o mesmo tamanho de fonte para a leitura em telas menores e permitindo que eles quebrem linha conforme a largura da tela.

  • A presença dos textos no HTML mantém o conteúdo rastreável para buscas dentro do app de email. Se o destinatário lembrar de algum termo que leu no email e quiser encontrá-lo para saber mais, pode digitar esse termo na busca do app e a mensagem retornará entre os resultados. Quando o texto está embutido em uma imagem isso não acontece - a não ser que o texto esteja no atributo alt dessa imagem e que o app de email também considere esse tipo de conteúdo em sua busca.

  • Ter uma grande quantidade de textos no HTML também ajuda no desempenho da entrega do email marketing, já que os provedores de email tendem a “ver” isso como característica de uma mensagem pessoal, em vez de um email comercial (e possivelmente spam).

  • O preheader não foi configurado especificamente para este email. Existe um preheader com o conteúdo "What matters in science" que é usado para todos os emails enviados até agora por este remetente. Como é um conteúdo bem curto, em apps de email desktop esse conteúdo é complementado pelos primeiros textos que existem dentro da mensagem, que são o link de preview na web e a data.

  • O assunto é muito longo e fica cortado em alguns apps de email, especialmente de smartphones, onde o espaço para exibição do assunto é bem menor. Na visualização desse email em um iPhone 11, o assunto é cortado nos caracteres finais da palavra "disappointment". É recomendado que os assuntos de email marketing tenham, no máximo, 60 caracteres para não serem cortados nos apps de email mobile.

  • Algumas imagens, como a foto da matéria principal, os ícones de redes sociais e de QR code no rodapé, não apresentam boa resolução gráfica quando visualizadas em aparelhos de tela de alta definição, como iOS e MacOS, e ficam com aspecto embaçado ou pixelizado. Para terem boa resolução nesses aparelhos, é preciso salvar todas as imagens do email marketing em tamanho, pelo menos, duas vezes maior do que o tamanho declarado em suas respectivas tags de imagem no HTML.

  • Apesar dos links de texto não estarem com o efeito de sublinhado, exceto o link de preview do email na web, todos estão formatados com a mesma cor. Esse tipo de diferenciação visual entre textos que são links e os que não são é uma recomendação de usabilidade para que os leitores consigam identificar, rapidamente, o que é elemento clicável em um parágrafo, sem precisar fazer uma leitura muito acurada (#semTempoIrmao).

  • No rodapé do email marketing tem a frase “Forwarded by a friend? Get the Briefing straight to your inbox: subscribe for free.”, que significa algo parecido com “Recebeu este email de um amigo? Cadastre-se aqui”. É um recurso simples como um esforço extra para obter novos cadastros para o mailing.

  • A estrutura de texto do email marketing usa a hierarquia de título e parágrafo no código HTML, usando as tags h2 e p. Quando possível, é interessante estruturar os conteúdos do email com títulos h1, h2 ou h3 e parágrafos para indicar aos sistemas de leitura de tela por voz como fazer a leitura do email. É um recurso de acessibilidade importante, mas que deve garantir a correta formação dos elementos para evitar que os apps de email alterem a aparência desejada para esses conteúdos.

  • Todas as imagens do email marketing têm seus atributos alt declarados. O atributo alt é um texto alternativo inserido na tag de imagem (no código HTML) e é exibido como tooltip quando passamos o mouse sobre a imagem. O texto alternativo também pode ser exibido no lugar da imagem, quando houver algum problema que impeça sua exibição. Leitores de tela por voz também podem ler o conteúdo do atributo alt, o que o torna um importante recurso de acessibilidade no email marketing.

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