O email marketing é responsivo, o que significa que seu layout se acomoda bem em telas de tamanho menor, sem prejudicar a qualidade da leitura ou da interação.
O email marketing é composto, em sua maioria, por textos que estão escritos direto no HTML. Isso favorece o layout responsivo do email, que mantém os textos com o mesmo tamanho de fonte para a leitura em telas menores e permitindo que eles quebrem linha conforme a largura da tela.
A presença dos textos no HTML mantém o conteúdo rastreável para buscas dentro do app de email. Se o destinatário lembrar de algum termo que leu no email e quiser encontrá-lo para saber mais, pode digitar esse termo na busca do app e a mensagem retornará entre os resultados. Quando o texto está embutido em uma imagem isso não acontece - a não ser que o texto esteja no atributo alt dessa imagem e que o app de email também considere esse tipo de conteúdo em sua busca.
Ter uma grande quantidade de textos no HTML também ajuda no desempenho da entrega do email marketing, já que os provedores de email tendem a “ver” isso como característica de uma mensagem pessoal, em vez de um email comercial (e possivelmente spam).
Os links de texto estão bem sinalizados com a formatação de cor diferente do texto que não é link e com efeito de sublinhado. Esse tipo de diferenciação visual entre textos que são links e os que não são é uma recomendação de usabilidade para que os leitores consigam identificar, rapidamente, o que é elemento clicável em um parágrafo, sem precisar fazer uma leitura muito acurada (#semTempoIrmao).
As imagens estão otimizadas para aparelhos que têm telas de alta definição (retina-display), como os da Apple. Isso faz com que as imagens sejam exibidas em boa qualidade gráfica nos iOS e MacOS, sem aparência embaçada ou pixelizada.
O link do topo para a versão web do email e os textos do rodapé que contêm os links de descadastro e atualização das preferências de recebimento estão em inglês. Isso pode ser uma dificuldade para pessoas que não conheçam o idioma e não conseguem identificar o que cada link faz, podendo até se descadastrarem sem querer.
O assunto do email usa uma estrutura composta por nome do projeto - número - descrição (obvious indica #03 - garotas tristes). A expressão principal do assunto seria “garotas tristes”, porque é o indicativo do tipo de conteúdo que a mensagem traz. Mas essa informação pode não ser exibida quando as pessoas abrem o email pelo celular, que tem uma tela pequena e, portanto, menor espaço para caber o assunto. Deixar a expressão principal no final do assunto pode prejudicar sua visualização. Já o número da edição não é uma informação forte o bastante para atrair o clique para a abertura. O nome do projeto (obvious indica) já está presente no nome do remetente, Clarissa Wolff | Obvious. Como o assunto do email é um espaço precioso para oferecer informações que conquistem a abertura dos destinatários, é importante usar termos que deixem bastante claro o que a pessoa vai encontrar lá dentro.
O preheader não foi configurado. Então, próximo ao assunto, na lista de emails, não existe um texto de introdução à mensagem. Esse espaço é importante como um terceiro argumento (além do assunto e nome do remetente) que ajuda a convencer o destinatário a abrir a mensagem, mostrando uma prévia do que tem dentro dela.
O DKIM não está configurado para o domínio usado no email remetente, o que faz que com alguns programas de email, como o Gmail, mostrem o endereço de origem do sistema de onde a mensagem foi enviada (nesse caso, o Mailchimp). Esse tipo de autenticação é uma das maneiras que os programas de email têm para verificar se o remetente da mensagem é legítimo.