Portal EMKT - Tudo sobre email marketing 🗄 Arquivo de newsletters

O webmail que pode banir um remetente da caixa de entrada já no primeiro email. Vish.

Olá, tudo bem?
Anteriormente, comentei sobre como a nova versão do Apple Mail para iPhone, iPad e Mac irá desabilitar os pixels de tracking de todos os emails recebidos neles, o que terá um impacto significativo nos valores das taxas de aberturas registradas pelas plataformas de envios.

Antes dessa versão atualizada do Apple Mail sair – algo que deve acontecer em meados de setembro –, já vemos esforços de outras empresas voltados à proteção da privacidade de seus usuários, como a Basecamp e seu mais novo webmail chamado Hey.
Mais um programa de email que bloqueia trackings
O Hey diferencia-se dos demais webmails conhecidos, como Gmail, Yahoo! etc. justamente por ser contra qualquer sistema de rastreamento de atividades. Mas muito além de simplesmente bloquear o funcionamento dos pixels de tracking dos emails que recebe, o Hey oferece uma espécie de filtro para os emails que chegam, chamado The Screener.

O primeiro email que você recebe de um remetente no Hey fica nessa área chamada The Screener, separada dos seus emails principais, aguardando que você diga se autoriza ou não passar a receber emails desse remetente.
Se você autorizar, a mensagem recebida pode ser movida para a sua caixa de entrada principal – chamada Imbox – e você passará a receber normalmente todos os próximos emails que esse remetente te enviar. A caixa principal é chamada de Imbox (com m mesmo) porque lá ficarão seus emails importantes e que merecem atenção imediata.

Quando você autorizar o recebimento de emails de um remetente no The Screener, dependendo de como o Hey classificar essa mensagem, ela vai parar em uma área diferente: os emails de pessoa para pessoa vão para a Imbox, a área de emails importantes. Os emails de marketing e newsletters vão para a área chamada The Feed e os transacionais (recibos, confirmações e notificações) vão para a área chamada Paper Trail.
Até aqui, você deve ter percebido que o Hey tem bastante semelhança com o Gmail ao propor que a caixa principal armazene apenas os emails de pessoas reais – do trabalho, amigos e família –, enquanto há outras áreas para os emails informativos, transacionais e de publicidade. Muito similar às abas do Gmail e do Outlook.com.
Um filtro manual de emails
A grande sacada do Hey, além do bloqueio de qualquer tipo de rastreamento de atividades dentro do email, é ter esse passo adicional de autorização de qualquer remetente que te envie uma mensagem pela primeira vez.

Se você não autorizar receber emails de um certo remetente que está aguardando ali no The Screener, nunca mais você vai receber seus emails. É uma mistura de double opt-in com opt-out dentro do programa de email, num processo de "confirmação de cadastro" e "descadastro" que acontece fora dos domínios do remetente.
Vamos supor que você se cadastre no site do Portal EMKT para receber as newsletters usando um email do Hey. O primeiro email que eu te enviar ficará retido na área The Screener, aguardando sua autorização para ver, de fato, esse email na sua caixa de entrada – quer seja ela a Imbox ou The Feed. Se você não autorizar, meus próximos emails não serão entregues no seu webmail Hey.
Como o Hey desabilita qualquer tipo de rastreio, a minha plataforma de envios não vai saber se você abriu aquela primeira newsletter que enviei e tampouco vai saber que você não quis mais receber meus emails, pois você só "disse" isso para o seu programa de emails, que não tem qualquer comunicação com a minha plataforma de envios.

👻 Ou seja, no meu mailing, você vai ser como um fantasma: seu endereço de email está cadastrado lá, mas não sei se você abre minhas mensagens.

Essa área The Screener de autorização de emails não é como se fosse uma caixa spam. O Hey conta com um filtro de spam que funciona ainda no servidor, antes de sabermos quais mensagens foram aprovadas por ele ou não. As mensagens que passarem nesse filtro é que aparecem para nossa aprovação manual no The Screnner.
Um incentivo para todos criarem newsletters pessoais
Na esteira de plataformas de envio de newsletters como Revue e Substack, o Hey também permite que todas as pessoas que tenham um email @hey.com escrevam e publiquem suas próprias newsletters como se estivessem redigindo um novo email.
Apenas crie uma nova mensagem para o destinatário world@hey.com, escreva o assunto do email (que será o título da newsletter), escreva o conteúdo da newsletter no corpo da mensagem e envie. A newsletter será publicada como página de uma espécie de blog, considerado como um recurso adicional do Hey e chamado de World.
O fato de eu ter criado um endereço de email julliejoe@hey.com me dá o endereço de blog world.hey.com/julliejoe, que exibirá todas as newsletters que eu escrever e enviar pelo Hey. Essa página do meu blog Hey/World ainda não existe porque o recurso está disponível apenas para contas pagas do Hey, que eu ainda não assinei – você pode criar uma conta grátis para testar o Hey durante 15 dias.

A página inicial do blog e a de cada newsletter – ou post, porque as coisas meio que ficam sem fronteiras – têm um campo de opt-in para que qualquer pessoa possa se cadastrar e começar a receber minhas newsletters.
Quem se cadastrar na minha newsletter World usando um endereço de email do Hey também precisará aprovar, no The Screener, a primeira newsletter que eu lhe enviar. Quer dizer, mesmo que eu tenha assinantes da minha newsletter Hey, não saberei, pois privacidade.
Opinião
Analisando como usuária de email, o Hey é MUITO legal:
> a interface é limpa, prática e bonita, muito parecida com um blog minimalista.
> as fontes são grandes – bem maiores do que nos webmails a que estamos acostumados –, o que ajuda na acessibilidade.
> poder escrever uma newsletter com a mesma facilidade de se escrever um email e, ainda, ter um blog sem precisar configurar absolutamente nada muito técnico é um grande atrativo especialmente para produtores de conteúdo.
Já como profissional de marketing, eu meio que torço pra que outros programas de email mais populares não se inspirem nele, porque se essa moda pega, estamos lascados:
> com o bloqueio dos pixels de tracking, não sabemos nada sobre as pessoas que lêem – ou não – os emails que enviamos.
> o Hey ainda é X9, porque não só bloqueia o funcionamento do pixel de tracking de um email como também avisa de quem era o pixel bloqueado: se do Mailchimp, do Hubspot, do Streak... são dezenas de empresas identificadas.
Eu reclamo mas, na verdade, sei que não dá pra gente querer caminhar na contramão.

Privacidade é, com razão, uma questão em pauta não só para o Apple Mail, o Hey e qualquer outro app de email que desabilite trackings. O Google, por exemplo, já vem anunciando desde 2019 o fim dos 3rd party cookies – cookies de terceiros –, algo que deve acontecer daqui a dois anos, justamente para proteger um pouco mais a privacidade dos usuários. Isso é outra coisa que afetará as estratégias de email marketing de quem não se adequar.

No filme Jurassic Park, ao encontrar improváveis ovos de dinossauro, o Dr. Alan Grant diz que "a vida encontra um jeito". Bom, com certeza, email marketing não é tão legal quanto ovos de dinossauro, mas da mesma forma, vamos encontrar um jeito de lidar com a privacidade das pessoas no email marketing.
Leia no Portal EMKT
A proporção ideal entre textos e imagens no email marketing
Em algumas das muitas listas de boas práticas de email marketing existentes na web, você pode ter visto uma dica que diz que é importante que o email marketing tenha um equilíbrio entre as quantidades de imagens e textos. Tem gente que até fala numa proporção "ideal" de 40% e 60%, respectivamente. Já ouviu falar disso? Pelo sim ou pelo não, vem conferir como isso funciona e se realmente procede.
Dicona rapidex de email marketing
Uma nova métrica para analisar a qualidade de suas campanhas
Deus me livre de terminar essa newsletter com a perspectiva sombria e apocalíptica de que ninguém vai mais conseguir rastrear aberturas de emails. No final do comentário sobre o Hey, eu disse que a vida encontra um jeito e, bem, esse jeito já existe. Temos muitas métricas além das aberturas para identificar o engajamento das pessoas com um email marketing.

Já falei sobre curtidas e comentários em newsletters e, agora, sugiro outra métrica ainda mais fácil de implementar nas suas análises: o quality score do email marketing.

O termo quality score ou índice de qualidade é conhecido de quem trabalha com SEM – search engine marketing, os anúncios nos sites de busca. Nesse contexto, o quality score é uma métrica usada pelos buscadores que pode influenciar o posicionamento e o custo por clique dos anúncios.

Podemos adaptar esse conceito para usá-lo em email marketing e ajudar-nos a identificar a qualidade de cada campanha enviada. No email marketing, o quality score nos mostrará a proporção entre as pessoas que estão de saco cheio dos nossos emails e as que gostam muito deles. Note que é uma comparação entre métricas extremas: as ótimas e as ruins.
Como calcular o quality score do email marketing?
É uma conta muito simples: 1 - (descadastros/respostas)

As respostas – quando as pessoas literalmente respondem o email que receberam – representam o mais alto grau de engajamento de um email marketing, mas na ausência dessa métrica na sua plataforma de envios ou nos seus controles offline, você pode usar o número de cliques únicos.

Dependendo da plataforma de envios que você utiliza, os cliques únicos podem ser calculados de maneira diferente:
> a quantidade de pessoas que clicou em um link do email marketing, considerando apenas um clique por pessoa no email inteiro ou
> o número de vezes que um link do email marketing foi clicado por uma pessoa. Isso não inclui mais de um clique por pessoa no mesmo link, mas conta uma vez para cada link diferente que a mesma pessoa clicou.
Portanto, se você enviar um email marketing que teve 10 descadastros e 100 respostas ou 100 cliques únicos, o quality score será 1-(10/100) = 1-0,1 = 0,9. Se uma campanha teve 10 respostas e 100 descadastros, o quality score dela será 1-(100/10) = -9.

Ou seja, quanto mais perto de 1, melhor foi o desempenho do email marketing. Quanto mais longe de 1, pior.

O melhor resultado possível de quality score, ou seja, 1, acontecerá quando a campanha tiver 0 descadastros, pois 1-(0/x), onde x é qualquer quantidade de respostas ou de cliques únicos, nos dá 1-0 = 1. O que significa que, claro, se a campanha só tiver respostas e nenhum descadastro, ela teve um bom desempenho. Aos descadastros, você pode também somar a quantidade de reportes de spam que o email marketing recebeu.

Os créditos dessa métrica são do Lucas Chevillard, que a mencionou em uma entrevista concedida em 2016 para o Really Good Emails sobre sua atuação como Email Specialist no Airbnb. Esse índice de qualidade de emails e as buscas com datas eram as métricas mais importantes que ele e sua equipe analisavam no Airbnb para verificar as pessoas que tinham intenção de viajar.

Viu só como as aberturas estão longe de ser a forma mais importante para mostrar o engajamento das pessoas com o email marketing? Nem tudo está perdido.
Sai um pouco desse computador, jovem
Aqui é onde eu indico livros, séries, filmes e outras coisas com que me deparei esses dias e achei legal contar pra você:
Caderno Criativo Argolado Pantone, Cicero
Estou fazendo 40 anos mas ainda não superei a emoção de comprar itens de papelaria. Canetas, cadernos, adesivos e washi tapes me fazem uma pessoa mais feliz. Minha lindeza da vez é o caderno argolado da Cícero, um fichário de tamanho otimizado e com acessórios que o tornam um ótimo planner não datado.
🛒 veja na amazon
Série A Maldição da Mansão Bly
Cheguei sedenta por uma série de terror e terminei desidratada de chorar. Até começa como horror, com alguns sustos, porque é inspirada no livro A Outra Volta do Parafuso, do Henry James. Mas mais adiante na série as coisas tomam um rumo diferente do livro e acabam enveredando para uma história de amor – não é spoiler. Assista na Netflix.
Livro A Outra Volta do Parafuso
Se, assim como eu, você curte histórias de horror sobrenatural, o livro que deu origem à série que indiquei acima é imperdível, além de ser um clássico da literatura. Curtinho e rápido de ler, esse sim dá medo de verdade com o combo casarão no campo, sem energia elétrica, muita neblina e crianças de caráter duvidoso.
🛒 veja na amazon
E é isso, neam
Juliana Padron do Portal EMKT
Esta é uma newsletter semanal do Portal EMKT sobre email marketing. O portal EMKT é mantido pela Templateria, uma pequena empresa de duas pessoas.