Newsletters repaginadas trazem uma nova forma de se relacionar por email marketing |
Há alguns dias, o Twitter liberou uma funcionalidade chamada Boletins Informativos, que permite aos criadores de conteúdo enviarem newsletters a seus assinantes de forma gratuita ou paga, mediante assinatura. |
Isso é feito com uma plataforma de envio de newsletters chamada Revue, que foi integrada ao Twitter. É possível que a rede social tenha lançado essa funcionalidade aproveitando a grande popularidade de alguns perfis de conteúdo jornalístico e editorial, oferecendo a esses influenciadores mais um canal para divulgarem suas publicações. |
Monetização de newsletters |
Permitir a criação de newsletters pagas é um atrativo interessante por ser mais uma possibilidade de monetização dos conteúdos digitais, e faz com que o Revue surfe na mesma onda do Substack, a plataforma para assinaturas de emails que mais se popularizou nos últimos meses por permitir monetização das newsletters. |
Tanto o Substack quanto o Revue inauguram uma nova era do email marketing não apenas ao corroborar a importância dos conteúdos informativos enviados por email - elevando-os a um patamar em que as pessoas queiram pagar para recebê-los - mas também ao propor novas formas das pessoas interagirem e engajarem com o email. |
Curtir, comentar e compartilhar newsletters |
As newsletters enviadas pelo Substack, por exemplo, trazem os recursos de curtir, comentar e compartilhar a newsletter em outros canais. |
Eu tive a impressão de que o Substack pretende ser uma espécie de "Instagram das newsletters", pois além do próprio email marketing, o remetente tem algumas páginas de perfil na própria plataforma, como uma área de "bio" para se apresentar aos potenciais inscritos, o arquivo das newsletters enviadas anteriormente - para que as pessoas vejam a qualidade do conteúdo antes de se cadastrarem - e um painel de discussões para cada edição de newletter, parecido com a área de comentários de um post de blog. |
As imagens anteriores são da newsletter da Associação dos Sem Carisma (que eu amo), que teve sua última edição enviada pelo Substack. |
Encontrar novas newsletters para se inscrever |
Também de acordo com os moldes de uma rede social, tanto no Revue quanto no Substack é possível encontrar outras newsletters para se inscrever. Se no Instagram ou no Facebook a gente busca seguir e se conectar com pessoas, no Revue e no Substack a gente se inscreve em newsletters procurando por pessoas e tópicos que nos interessem. |
Esse é um ponto positivo para produtores de conteúdo que não contam com uma equipe de designers ou programadores para ficar criando landing pages ou um site que tenha um formulário de cadastro integrado com uma plataforma de envios. |
Conteúdo acima de tudo (rimou) |
Com esse novo jeito de pensar as newsletters, a própria plataforma de envios fornece ao produtor de conteúdo a página de cadastro que ele pode divulgar em seus outros meios de comunicação. |
O processo de criação de newsletters pelo Revue e Substack é totalmente focado no conteúdo, dando menos importância à diferenciação do layout do template. No Revue, por exemplo, não existe (ainda) a possibilidade de escolher layouts diferentes para as newsletters criadas: todas obedecem a um mesmo padrão visual oferecido pela plataforma, com foco exclusivo na produção do conteúdo. |
A interatividade das redes sociais se conecta com a riqueza de conteúdo das newsletters |
O Revue e o Substack representam um novo meio de criar, divulgar e interagir com o email marketing informativo, trazendo os conceitos de curtir e comentar das redes sociais para as newsletters e ampliando as métricas que podem ser usadas para mensurar o engajamento do público, indo além das tradicionais métricas de aberturas de cliques. |
Na nossa newsletter de semana passada, comentei sobre como o novo recurso de privacidade do Apple Mail pode tornar as taxas de aberturas de email marketing menos relevantes, e como será necessário trazer novos recursos para o email marketing que ajudem a mensurar o engajamento dos assinantes para além desse número. |
Talvez estejamos entrando em uma era em que a gente vai passar a medir quantas curtidas ou quantos comentários o nosso último email marketing teve. Será? |
Há algum tempo, atendi um cliente que reportou a dificuldade de ter emails padronizados de apresentação comercial para todos os seus vendedores usarem na prospecção ativa. Achei um caso interessante porque essa é a realidade de muitas pequenas empresas que não têm um CRM automatizado. Correr lá pra ler! |
Dicona rapidex de email marketing |
Quantos links um email marketing pode ter? |
Como quase tudo relacionado a email marketing, a resposta é: depende. |
O uso de links no email marketing é quase como aquele ditado:um é pouco, dois é bom… mas com a diferença de que três também é bom, assim como 4, 5, 6… mas 15 já é demais. |
Do ponto de vista técnico, pensando na qualidade da entrega do email marketing - evitar a caixa de spam -, é melhor usar poucos links. Se o remetente for novo, como um domínio registrado recentemente ou sem histórico de envios, é melhor começar enviando emails com poucos links, mas mais do que um. |
Especialmente quando o email marketing é composto só por recortes de imagens e tem um único link ou tem o mesmo link repetido em todos os pedaços de imagem, o email marketing pode ser considerado como spam por alguns servidores de email. Nesse começo de construção de uma reputação de remetente, é indicado usar até 10 links por email. |
Depois de um tempo enviando email marketing e quando o remetente já tiver uma boa reputação de entrega, é possível usar mais links nos emails, mas não recomendo usar mais do que 15 links diferentes. É que cada servidor de email usa critérios próprios para "decidir" a entrega de um email, e a quantidade de links pode ser um deles principalmente em servidores de email corporativos. |
Já do ponto de vista da conversão, o ideal é que o email marketing peça para as pessoas realizarem apenas uma ação principal, mantendo o email com um único objetivo. |
Claro que quando o email for de e-commerce, ele vai ter links para diferentes produtos, mas o objetivo continua sendo a divulgação de ofertas. Esse tipo de email pode evitar distrações removendo os links para redes sociais, por exemplo, de forma que a ação principal que o destinatário precisa fazer seja ir para a página de um produto. |
Sai um pouco desse computador, jovem |
Essa semana teve Amazon Prime Day e eu aproveitei para comprar meu primeiro Kindle. É que esses dias eu estava lendo na cama um livro de 450 páginas, capa dura, quando cochilei e o livro caiu dolorosamente na minha cara. Então eu percebi a importância do Kindle para a preservação da integridade física do meu nariz. 🤪 |
Vou deixá-los aqui como uma das sugestões da semana: |
Kindle 10ª Geração com iluminação embutida |
Essa versão com iluminação embutida é ótima pra quem gosta de ler à noite. Achei até que dá pra dispensar a luminária da cabeceira da cama, hein! |
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ebook Branding Digital |
Já que te indiquei um Kindle, pega esse ebook pra ler nele (mas tem a versão física, se você preferir). Um bom livro que fala sobre combinar estratégias de branding com marketing digital e jornada do cliente. Algo breve sobre email marketing também! |
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Livro A Ghost Story |
Além de ser o livro que caiu no meu nariz, é uma excelente história de terror, caso você goste do gênero! |
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Yes, você chegou ao final dessa newsletter! Muito obrigada pela sua atenção, um abraço, ótimo final de semana e até a próxima sexta-feira! |
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Juliana Padron do Portal EMKT
Esta é uma newsletter semanal do Portal EMKT sobre email marketing. O portal EMKT é mantido pela Templateria, uma pequena empresa de duas pessoas. |
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