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A taxa de aberturas do email marketing ficará irrelevante?

Olá, tudo bem?
Na semana passada aconteceu a Worldwide Developers Conference, um grande evento da Apple onde a empresa apresentou algumas novidades que os sistemas iOS 15 e macOS Monterey vão trazer, quando forem lançados no final deste ano. Para nós, profissionais de email marketing, dois novos recursos chamaram a atenção:
Hide My Email, que vai permitir que o usuário gere endereços de email aleatórios para mascarar seu endereço de email real. Esses endereços aleatórios podem ser tratados como descartáveis, ou seja, podem ser removidos a qualquer momento quando o usuário quiser parar de receber mensagens do remetente para quem informou esse endereço. Você já vislumbrou aqui um aumento na taxa de erros de entrega? Pois é.
Mail Privacy Protection, que irá esconder o endereço IP do usuário e desabilitar os pixels de tracking dos emails recebidos no Apple Mail - tanto no iPhone quanto no iPad ou Mac. O Apple Mail, quando aberto pela primeira vez nesses sistemas, vai perguntar para o usuário se ele deseja ou não impedir que suas atividades nos emails recebidos sejam rastreadas.
O que é o pixel de tracking
O pixel de tracking é aquela imagem invisível de 1px que toda plataforma de envios insere automaticamente nos emails marketing que envia. Ele é o responsável por identificar e informar à plataforma sobre as pessoas que abriram os emails e todas as demais atividades realizadas neles, como cliques, tempo de leitura, programa de email utilizado e geolocalização.
Não se sabe exatamente como a Apple vai desabilitar o funcionamento dos trackings dos emails. Uma possibilidade - um chute, na verdade - é que a Apple use um proxy em seus servidores para carregar as imagens dos emails antes de entregá-los na caixa de entrada das pessoas. Algo similar ao cache de imagens do Gmail.
A questão é que as taxas de aberturas de emails marketing serão afetadas no sentido de não mais podermos saber com exatidão quantas e quais pessoas abriram o email.
Como a ausência do tracking pode afetar os resultados do email marketing
Se o Mail Privacy Protection funcionar naquele esquema de proxy, carregando as imagens de todos os emails antes de entregá-los para os usuários, veremos um aumento na taxa de aberturas, pois todos os emails entregues para um Apple Mail seriam dados como abertos mesmo que não sejam, de fato, visualizados pelas pessoas que os receberem.
Já se os trackings forem apenas desativados, veremos uma queda na taxa de aberturas, pois nenhuma abertura será informada para a plataforma de envios.
Impedir que as plataformas de envio identifiquem corretamente as aberturas dos emails vai bagunçar as campanhas segmentadas, automáticas e de engajamento que funcionam com base nas aberturas. Muitas plataformas permitem que um email marketing seja enviado apenas para as pessoas que abriram o(s) último(s) email(s). E também permitem o contrário: parar de enviar emails para as pessoas que não abriram os X últimos emails.
Isso pode representar um ponto contra o próprio usuário cuja privacidade a Apple quer proteger, pois a saída mais fácil para quando não dá pra usar segmentação é apenas enviar mais emails.
O que fazer sem poder confiar 100% nas taxas de aberturas?
Primeiro, compreenda o seu mailing. Identifique desde já qual parcela dele usa sistemas Apple e se essa porcentagem é significativa para você se preocupar com uma alteração nos números de aberturas. Para saber quantos dos seus assinantes de email marketing usam Apple Mail, consulte os relatórios de sua plataforma de envios.
Depois, será preciso lançar mão de outros recursos para mensurar o engajamento do público, compreendendo que a taxa de aberturas é apenas UMA maneira de perceber os resultados do email marketing.
Ainda poderemos olhar os cliques, conversões e respostas, por exemplo. Inclusive, campanhas de email que incentivem a interação do público, como pesquisas, quizzes, games e a própria oferta de conteúdo altamente relevante, que atraia o clique, serão ainda mais necessárias.
Palma, palma, não priemos cânico
Na minha opinião, tanto o Hide My Email quanto o Mail Privacy Protection terão mais impacto sobre as campanhas recebidas fora do Brasil, nos países em que a quantidade de pessoas usando iOS e MacOs é muito maior.
O alto cu$$$to de dispositivos Apple no Brasil faz com que o market share do Apple Mail não seja tão grande por aqui. Mas certos segmentos de negócios, como B2B e de luxo, por exemplo, podem, de fato, identificar que grande parte de seu mailing usa aparelhos Apple.
Agora, vamos aguardar o lançamento dos iOS 15 e MacOS Monterey ou novos esclarecimentos da Apple sobre esses recursos para entender o real impacto que eles terão sobre os resultados de campanhas de email marketing.
Dicona rapidex de email marketing
Olha só: se os endereços das imagens do seu email marketing estiverem como HTTP e não HTTPS, elas estão sendo bloqueadas no Gmail neste exato momento.
Isso acontece porque o webmail é um ambiente seguro (HTTPS) que está requisitando o carregamento de conteúdo inseguro (HTTP), o que é chamado de bloqueio de conteúdo misto. Essa prática é usada pelo Google Chrome e pelo Firefox há algum tempo para proteger os computadores de seus usuários contra ataques e golpes, mas deve ser adotada em breve também por outros navegadores e aplicativos.
A melhor maneira de prevenir isso é garantir que as imagens do seu email marketing sejam hospedadas em servidores que tenham certificado e, portanto, forneçam as URLs como HTTPS. Não vale só trocar a URL das imagens de HTTP pra HTTPS sem que haja, de fato, um certificado SSL instalado no domínio, hein!
Tem vários outros motivos que podem impedir as imagens de serem exibidas no email marketing, então dá uma olhada no post pra ver se algum deles pode impactar suas campanhas.
Sai um pouco desse computador, jovem
Apenas algumas coisas que eu curti nos últimos dias, que podem ou não ter algo a ver com email marketing, e que gostaria de te indicar!
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E é isso, neam