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Exemplo de email marketing Natal Oba

Email marketing Natal Oba
Assunto

Feliz 2023, (NOME)! 🤍

Remetente

Oba Hortifruti

categorias Comemorativos
         

Comentários sobre este email marketing

  • Observando o cabeçalho original da mensagem, é possível ver que o remetente tem DKIM e SPF configurados corretamente, contribuindo para a qualidade da entrega do email marketing.

  • O remetente não está configurado para exibir um avatar ou logotipo no ícone que fica ao lado das informações de remetente no app de email. Esse logo ou avatar é chamado de BIMI e ajuda os destinatários a reconhecerem a identidade do remetente.

  • O endereço de email remetente foi configurado no domínio obahortifruti.com, que é um local diferente daquele que contém o site. Essa estratégia de usar subdomínios ou domínios exclusivos para email marketing, que sejam diferentes do domínio principal ajuda a isolar as reputações do site e do remetente. Assim, o que acontece no domínio principal, quer seja no próprio servidor onde está o site desse domínio ou num outro email de remetente que use apenas o domínio principal, não afeta a reputação das campanhas de email enviadas com o domínio usado como remetente de emails.

  • Apesar de ser uma ótima decisão usar um domínio diferente do site como o remetente de email marketing, alguns servidores de email podem "não gostar" do fato do endereço do remetente ser um domínio .com (e não .com.br). Isso é ainda mais prejudicial quando esse domínio remetente tem whois privado, ou seja, não permite a identificação de seu proprietário.

  • Tem um preheader oculto com o conteúdo “Boas festas para você e sua família 🍾🥂” (com emoji e tudo!). Isso quer dizer que essa frase aparece ao lado do assunto na lista de mensagens dos apps de email mas não aparece dentro da mensagem, ocupando um espaço desnecessário do layout. O preheader serve apenas para complementar o assunto na lista de mensagens dos programas de email, como um argumento complementar ao assunto e ao nome de remetente para convencer as pessoas a abrirem a mensagem. Nesse exemplo, ainda existe um preheader explícito no topo do email marketing, que na lista de emails dos apps complementa o preheader oculto.

  • A personalização com o nome do destinatário no assunto da mensagem é bem legal para ajudar na qualidade da entrega do email marketing, já que cria uma pequena diferença de conteúdo entre todas as mensagens que foram enviadas.

  • O uso de personalização com dados do destinatário no email marketing é ótimo, mas alguns servidores de email podem "não gostar" de expressões escritas em letras maiúsculas no assunto, podendo classificar como spam as mensagens que têm essa característica.

  • O email marketing é responsivo, o que significa que seu layout se acomoda bem em telas de tamanho menor, sem prejudicar a qualidade da leitura ou da interação.

  • As imagens não apresentam boa resolução gráfica quando visualizadas em aparelhos de tela de alta definição, como iOS e MacOS, e ficam com aspecto embaçado ou pixelizado. Para terem boa resolução nesses aparelhos, é preciso salvar todas as imagens do email marketing em tamanho, pelo menos, duas vezes maior do que o tamanho declarado em suas respectivas tags de imagem no HTML.

  • O email marketing é composto, em sua maioria, por textos que estão escritos direto no HTML. Isso favorece o layout responsivo do email, que mantém os textos com o mesmo tamanho de fonte para a leitura em telas menores e permitindo que eles quebrem linha conforme a largura da tela.

  • A presença dos textos no HTML mantém o conteúdo rastreável para buscas dentro do app de email. Se o destinatário lembrar de algum termo que leu no email e quiser encontrá-lo para saber mais, pode digitar esse termo na busca do app e a mensagem retornará entre os resultados. Quando o texto está embutido em uma imagem isso não acontece - a não ser que o texto esteja no atributo alt dessa imagem e que o app de email também considere esse tipo de conteúdo em sua busca.

  • Ter uma grande quantidade de textos no HTML também ajuda no desempenho da entrega do email marketing, já que os provedores de email tendem a “ver” isso como característica de uma mensagem pessoal, em vez de um email comercial (e possivelmente spam).

  • Algumas imagens importantes do email marketing não têm seus atributos alt declarados, como o banner do topo e o logo do rodapé. O atributo alt é um texto alternativo inserido na tag de imagem (no código HTML) e é exibido como tooltip quando passamos o mouse sobre a imagem. O texto alternativo também pode ser exibido no lugar da imagem, quando houver algum problema que impeça sua exibição. Leitores de tela por voz também podem ler o conteúdo do atributo alt, o que o torna um importante recurso de acessibilidade no email marketing.

  • O email marketing tem um GIF animado que alterna a visualização de conteúdos entre as abas da ilustração. Apesar do Outlook desktop não suportar GIFs animados, a imagem estática que é exibida em seu lugar permanece compreensível para os destinatários.

  • O email marketing traz o link de descadastro logo no topo da mensagem, facilitando sua localização e uso. Geralmente, os links de descadastro são posicionados no rodapé do email marketing, mas quando o layout é longo, é interessante disponibilizar o link de opt-out também no topo para que o destinatário não precise rolar até o final do email para encontrar o link, caso queira se descadastrar. Nesse exemplo, o link de descadastro poderia estar também no rodapé para facilitar seu uso pelas pessoas que chegam até o final do email mas querem se descadastrar.

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