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Exemplo de email marketing Dia dos Pais, Banco Inter

Email marketing Dia dos Pais, Banco Inter
Assunto

O Dia dos Pais é delicado pra você?

Remetente

Banco Inter

categorias Comemorativos
         

Comentários sobre este email marketing

  • É um email marketing que não chega desejando "feliz dia dos pais" sem saber da história da pessoa que está lendo o email. Ter usado a ocasião para demonstrar que a empresa se preocupa com o tema poder ser delicado para as pessoas foi mesmo de muito bom tom. ;).

  • O endereço de email de remetente era noreply@comunicacao.bancointer.com.br, indicando que é um endereço que não recebe respostas. Porém, ao clicar em Responder no programa de email, o endereço de destino parece ser um outro automático e bem extenso: reply-fecf1672776c057c-3222_HTML-462488188-515008387-13025@comunicacao.bancointer.com.br. Seria mais interessante usar um endereço "amigável" como relacionamento@, contato@ ou outro do tipo (ele pode ser um alias para o email real onde as respostas vão chegar). Quando for um remetente que não aceita mesmo respostas, é recomendado fazer essa indicação no topo ou no rodapé.

  • Observando o cabeçalho original da mensagem, é possível ver que o remetente tem DKIM e SPF configurados corretamente, contribuindo para a qualidade da entrega do email marketing.

  • O email apresenta duas perguntas para os destinatários responderem usando os recursos de formulário em HTML: um campo de radio e o botão de enviar. Porém, para segurança dos próprios usuários de email, nem todos os apps suportam os recursos de formulário. Alguns podem mostrar o formulário direitinho, mas ao clicar no botão de enviar nada acontece, justamente para impedir que as pessoas enviem algum tipo de informação sensível para um remetente que pode fazer mal uso dela. Outros apps de email, como Outlook desktop, são mais drásticos e desconfiguram totalmente a aparência dos elementos do formulário.

  • Na ocasião em que o print do email marketing foi feito, as imagens do rodapé estavam quebradas indicando que não estavam mais disponíveis naquele endereço.

  • Os números de telefone estavam configurados no HTML já como atalhos para seus respectivos números e formatados com a cor da identidade visual da marca. Isso é legal porque números de telefone geralmente são convertidos, automaticamente, em links por alguns apps de email, mas ficam com aquela cor azul padrão de links e sublinhados. Essa aparência, muitas vezes, pode destoar do restante do layout do email.

  • O email marketing traz dois links diferentes de descadastro: um geral, para as pessoas escolherem não receber mais qualquer email da marca, e outro link para descadastrarem-se apenas de emails que tratem daquele assunto específico. Como a resposta do formulário pode não ter funcionado para todas as pessoas por causa de bloqueio dos apps de email, o link do rodapé fica como segunda opção, mas nem sempre as pessoas ficam sabendo que a resposta enviada pelo formulário não funcionou.

  • A personalização com o nome do destinatário no início da mensagem é bem legal para ajudar na qualidade da entrega do email marketing, já que cria uma pequena diferença de conteúdo entre todas as mensagens que foram enviadas.

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