O email marketing é responsivo, o que significa que seu layout se acomoda bem em telas de tamanho menor, sem prejudicar a qualidade da leitura ou da interação.
O email marketing é composto, em sua maioria, por textos que estão escritos direto no HTML. Isso favorece o layout responsivo do email, que mantém os textos com o mesmo tamanho de fonte para a leitura em telas menores e permitindo que eles quebrem linha conforme a largura da tela.
A presença dos textos no HTML mantém o conteúdo rastreável para buscas dentro do app de email. Se o destinatário lembrar de algum termo que leu no email e quiser encontrá-lo para saber mais, pode digitar esse termo na busca do app e a mensagem retornará entre os resultados. Quando o texto está embutido em uma imagem isso não acontece - a não ser que o texto esteja no atributo alt dessa imagem e que o app de email também considere esse tipo de conteúdo em sua busca.
Ter uma grande quantidade de textos no HTML também ajuda no desempenho da entrega do email marketing, já que os provedores de email tendem a “ver” isso como característica de uma mensagem pessoal, em vez de um email comercial (e possivelmente spam).
O email marketing traz o link de descadastro logo no topo da mensagem, facilitando sua localização e uso. Geralmente, os links de descadastro são posicionados no rodapé do email marketing, mas quando o layout é longo, é interessante disponibilizar o link de opt-out também no topo para que o destinatário não precise rolar até o final do email para encontrar o link, caso queira se descadastrar.
O endereço de email de remetente era naoresponda@relacionamento.webmotors.com.br, indicando que é um endereço que não recebe respostas. Seria mais interessante usar um endereço "amigável" como relacionamento@, contato@ ou outro do tipo (ele pode ser um alias para o email real onde as respostas vão chegar). Quando for um remetente que não aceita mesmo respostas, é recomendado fazer essa indicação no topo ou no rodapé.
O remetente não está configurado para exibir um avatar ou logotipo no ícone que fica ao lado das informações de remetente no app de email. Esse logo ou avatar é chamado de BIMI e ajuda os destinatários a reconhecerem a identidade do remetente.
Observando o cabeçalho original da mensagem, é possível ver que o remetente tem DKIM e SPF configurados corretamente, contribuindo para a qualidade da entrega do email marketing.
Existe personalização com o nome do destinatário tanto no assunto quanto no corpo da mensagem, o que ajuda na qualidade da entrega e deixa o email marketing mais simpático.