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Pop-up newsletters aumentam o engajamento do email marketing ao atingir públicos de nicho

Olá, tudo bem?
Os termos pop-up newsletter e short-run newsletter vêm sendo usados para definir um tipo de email marketing informativo que é voltado para um assunto muito específico, podendo cobrir desde um tópico temporário, como uma série de TV – e cuja sequência de emails também tem data de início e de término – a um tema permanente.
As incríveis pop-up newsletters do The New York Times
O The New York Times , por exemplo, tem as suas newsletters regulares de notícias e atualidades do mundo, mas também tem uma newsletter chamada Summer in the City, com ideias de coisas pra fazer em Nova Iorque no fim de semana.
Em 2020, durante a quarentena, uma outra newsletter do TNYT ganhou destaque: At Home, com matérias sobre lifestyle e ideias de como passar tempo de qualidade dentro de casa - pois pandemia.
O TNYT passou a investir mais nas pop-up newsletters em 2017, quando viu sua recém-criada newsletter sobre a série Game of Thrones atingir a marca impressionante de 61.000 inscritos em apenas três semanas. Hoje, eles oferecem muitas outras newsletters de nicho, tanto permanentes quanto temporárias (que têm data certa para o fim de seu ciclo).
A vanguarda da monetização do email marketing
Anteriormente, conversamos um pouco sobre o potencial das newsletters pagas, que trazem assuntos tão relevantes e interessantes para um grupo de pessoas que elas estariam dispostas a pagar para recebê-las. Bem, as pop-up newsletters são exemplos perfeitos desse tipo de conteúdo de nicho com alto potencial para ser monetizado.
Conteúdos de nicho
A pop-up newsletter é uma solução interessante não só para negócios que têm conteúdos sobre muitos temas que despertam o interesse de públicos muito diversos – e que, se disserem tudo num único email, ele ficará longo e chato –, mas também para negócios já de nicho, que podem aproveitar janelas de oportunidades para se aprofundar na discussão sobre um tema surgido na sociedade.
Em vez do remetente enviar apenas uma mesma newsletter "resumão de tudo" pra todos os seus inscritos, pode criar outras newsletters mais breves para tratar de cada assunto específico.
Com a proximidade das Olimpíadas, por exemplo, alguns remetentes de diversos segmentos de negócios estão se movimentando para criar pop-up newsletters que falam especificamente sobre os jogos olímpicos, que pode ser tanto comentários sobre o desempenho físico dos atletas como análises subjetivas de posicionamentos sociais, políticos e econômicos envolvidos nas competições.
Perceba como um único evento ou tema suscita discussões muito diversas, interessantes a públicos também diversos.
Voltando ao exemplo das Olimpíadas, eu não teria interesse em receber emails que falam dos resultados das competições, quadros de medalhas, placares etc. Mas eu certamente gostaria de receber uma newsletter que falasse sobre a alimentação dos atletas. Dentro desse subtema, é possível abordar as refeições pré e pós-treinos, discussões acerca do consumo de proteínas vegetais e animais, alimentos que aceleram a recuperação muscular e muitos outros assuntos.
Para falar sobre os jogos olímpicos, não é preciso ter um correspondente lá no Japão que transmita informações exclusivas. Basta fazer análises criteriosas sobre as mesmas informações que todo o mundo vai receber de qualquer maneira, mas estabelecendo comparativos e argumentações dentro do contexto em que seu público está inserido.
Isso é transformar em uma discussão particular a mesma notícia que todos os veículos vão mostrar, trazendo propostas de reflexão que seu público não encontrará em outros lugares.
Engajamento do email marketing nas alturas
Isso não parece ser muito legal?! Mas não é só isso. Quanto mais "nichado" é o email marketing, maior é o seu engajamento.
Antes do sucesso da newsletter do Game of Thrones enviada pelo TNYT, eles já haviam experimentado o potencial da pop-up newsletter ao enviar, naquele mesmo ano, uma série de emails sobre a participação dos EUA na Guerra do Vietnã. Pois a newsletter intitulada Vietnam '67 teve o percentual de aberturas mais alto dentre todas as demais 50 newsletters enviadas pelo Times: 80%.
Assim, encaramos o fato de que conteúdo relevante no email marketing é fundamental para ter mais engajamentos e, consequentemente, melhor reputação de remetente – que leva a entregas cada vez melhores.
Isso sim, é MUITO legal.
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Como enviar email marketing com vídeo
Não dá. 😢
O único programa de email que exibe vídeo dentro da mensagem, de forma que as pessoas possam dar play e assistir ao vídeo dentro do próprio email, é o Apple Mail (do iOS, iPadOS MacOS). Nos demais programas de email mais utilizados no Brasil, a parte do email marketing com o vídeo ficaria ou com um quadro preto do tamanho do player do vídeo que teria ali ou não teria nada mesmo.
O formato tradicional do email marketing é HTML. Para inserir vídeos num HTML, pode-ser usar as tags embed, object, iframe ou video, esta última sendo a mais comum por ser da versão mais recente do HTML, o HTML5. A tag iframe também é bastante usada para inserir vídeos que estão no Youtube ou no Vimeo.
A grande lástima é que a maioria dos programas de email não suporta nenhuma dessas tags, por isso quando HTML do email marketing tiver um vídeo inserido de qualquer dessas maneiras, ele não será exibido. Como cada programa de email tem seu próprio jeito de interpretar HTML, existem diferenças no modo de exibição de um mesmo email em diferentes programas.
É por isso que um email marketing com vídeo vai funcionar no Mail do iPhone, mas não vai funcionar no webmail do Terra, por exemplo. Quando alguns programas de email encontrarem uma dessas tags no HTML do email marketing, eles podem:
remover a tag por inteiro, e a área em que o vídeo seria exibido fica sem nada;
manter a tag mas bloquear a exibição do vídeo, mostrando um quadro estático branco ou preto do tamanho do player do vídeo;
mostrar apenas um ícone de erro no lugar do vídeo, como se ali estivesse uma imagem "quebrada", com endereço errado.
São vários comportamentos diferentes, todos tristes.
A melhor maneira de mostrar um vídeo dentro do email marketing é usando uma imagem que simula a aparência de um vídeo, como um printscreen do player, por exemplo, com um ícone de play no centro. Mas essa imagem precisa ter um link que leva o destinatário para a página web onde está o vídeo de verdade.
Há quem goste de usar um GIF animado para essa imagem, com um pedacinho do vídeo em repetição – como são as thumbnails do Youtube, mas é preciso lembrar que versões antigas do Outlook desktop (de 2007 a 2017) não suportam GIF animado, exibindo apenas o primeiro frame da animação como imagem estática.
Sai um pouco desse computador, jovem
Aqui é onde eu indico livros, séries, filmes e outras coisas com que me deparei esses dias e achei legal contar pra você:
Hit Makers: Como nascem as tendências
Até mesmo a mais brilhante das ideias cai no esquecimento se não encontrar sua rede, e os consumidores mais importantes não são os primeiros usuários mas sim seus amigos, seguidores e imitadores – a audiência da sua audiência.
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Todos sabemos qual é nossa cor favorita, a comida e a série de que mais gostamos. Mas o que quer dizer gostar de algo? Como decidimos o que é bom? Este livro mergulha na psicologia, nas estratégias de marketing e na neurociência para responder a essas fascinantes e complexas perguntas.
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Esses dois livros se complementam pois ambos tratam de tentar responder por que gostamos do que gostamos, o que faz algo se tornar viral e como prever do quê as pessoas vão gostar. Ambos apresentam diversos estudos e referências - com as devidas fontes citadas - para embasar seus conceitos. Achei interessante lê-los sob a nossa ótica de email marketing, tanto para criar campanhas de que as pessoas vão gostar quanto para saber como recomendar produtos, como em emails transacionais e em promocionais com sugestões de cross-sell e up-sell.
Radioactive
Marie Curie foi sensacional. Pesquisadora física e química, iniciou as investigações sobre radioatividade (termo criado por ela, inclusive), descobriu os elementos Polônio e Rádio e ganhou dois prêmios Nobel científicos. O filme Radioactive usa uma aura moderna para retratar parte da biografia dessa mulher maravilhosa. Assista na Netlix.
E é isso, neam
Juliana Padron do Portal EMKT
Esta é uma newsletter semanal do Portal EMKT sobre email marketing. O portal EMKT é mantido pela Templateria, uma pequena empresa de duas pessoas.