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Evergreen newsletters: chega de criar conteúdos efêmeros e que nem todo mundo recebe.

Olá, tudo bem?
O termo evergreen newsletter vem de evergreen tree 🌲 (árvore persistente ou perene), que é uma planta que mantém suas folhagens verdes durante todo o ano.
Assim como esse tipo de planta é "funcional" o tempo inteiro, sem perder suas folhas nas estações frias ou secas, a evergreen newsletter é o tipo de email cujo conteúdo é útil sempre, quer tenha sido enviado hoje ou vá ser enviado no ano que vem.
Basicamente, newsletters de nutrição
Muita gente também chama esse tipo de emails de nurturing emails ou emails de nutrição e, para funcionarem direitinho, dependem do uso de uma plataforma de envios que tenha o recurso de automação. Os emails de nutrição geralmente têm objetivo de venda de algum produto ou serviço, mas o mesmo conceito pode ser aplicado aos emails informativos - as newsletters - e, daí, temos uma newsletter de nutrição.
Você conhece clubes de assinaturas de livros, como a Tag, por exemplo? Se você assinar hoje, vai passar a receber os livros a partir da edição desse mês, mas não receberá os livros que já foram enviados nos meses anteriores.
Já as evergreen newsletters são as newsletters que todo mundo que se inscreve, não importa quando, pode ter todas as edições, desde a primeira. Yay!
Broadcast newsletters x evergreen newsletters
Para quem envia newsletters, como eu, acontece o seguinte: eu comecei a enviar newsletters sobre email marketing em meados de junho desse ano. Nessa época, meu mailing tinha X pessoas. Desde então, eu enviei três newsletters. Essa que você lê é a quarta edição. Você, talvez, seja uma dessas pessoas que receberam desde a primeira newsletter, mas pode ser também que você tenha chegado agora no meu mailing e, por isso, essa deve ser a primeira newsletter que te mando.
Como email marketing é um assunto atemporal, ou seja, não é algo que amanhã estará irrelevante (assim espero), seria interessante pra você, que só está recebendo essa quarta edição, ter acesso às newsletters anteriores para saber o que a gente já falou por aqui, pois são assuntos que lhe podem ser úteis em qualquer tempo.
🗄 agora você pode, porque eu criei um arquivo de newsletters. não contavam com minha astúcia!
Se eu me cadastrar hoje na newsletter do Valor Econômico, faz sentido que eu passe a receber os emails que eles enviam a partir de hoje, com os acontecimentos políticos e econômicos de hoje. Mas não faz sentido eles me enviarem seus emails anteriores, pois eles estarão falando sobre assuntos que muito provavelmente já mudaram - não é muito útil eu saber quanto estava a Selic há duas semanas se ela já tiver mudado depois disso, certo?
Alguns profissionais chamam esse tipo de emails - o mesmo email enviado para todo o mailing de uma vez - de broadcast newsletter. As broadcast newsletters, portanto, são o contrário das evergreen newsletters, que são enviadas no tempo de cada pessoa.
Agora pense num tema como minimalismo, por exemplo. Você leu sobre isso em algum lugar, achou interessante, encontrou um blog de conteúdos sobre minimalismo e se cadastrou para receber a newsletter. Os temas abordados pelo minimalismo geralmente são os mesmos: como reduzir os objetos das crianças, como ter uma rotina de limpeza mais simples para a casa, reflexões sobre quantos recursos estamos desperdiçando etc.
Se você lesse um post naquele blog sobre um desses assuntos e só no final visse que ele foi escrito há 3 anos, não faria muita diferença, pois as dicas são consistentes e válidas ainda hoje.
A ideia da evergreen newsletter é exatamente essa: oferecer conteúdos atemporais para sua audiência, que independentemente dos cenários atuais - sociais, econômicos, políticos etc - continuam relevantes e são entregues individualmente para cada pessoa, desde o início da série.
O grande pulo do gato, então, é permitir que todas as pessoas inscritas no seu mailing recebam as newsletters desde a número um. Isso faz com que cada pessoa esteja num ciclo diferente de alimentação de conteúdo. Daí a importância das newsletters falarem sobre temas atemporais, porque uma vez lançado o seu projeto, as pessoas vão estar continuamente entrando para seu mailing, recebendo as newsletters desde a número 1.
Isso já acontece com os emails de nutrição que comentei anteriormente, muito mais usados com objetivos de venda de um produto ou serviço.
Rápida explicação sobre os emails de nutrição para venda
Vamos supor que você acesse agora o site de uma empresa que vende um software para trabalhos de SEO (otimização de sites para mecanismos de buscas), por exemplo. Você gosta do que vê e se cadastra no mailing da empresa.
Se a empresa fizer ações de nutrição de leads por email, muito provavelmente, você vai receber um email marketing de boas vindas imediatamente após o seu cadastro no site. Amanhã, você vai receber um email que explica porquê é importante monitorar o desempenho do seu site no Google. Depois de amanhã, receberá um email marketing com dicas de como melhorar rapidamente o posicionamento de um post de blog.
E assim por diante, a empresa pode enviar uma série de X emails que vão te nutrindo de informações, com o objetivo de te convencer sobre quanto é importante que você use o software dela. Dependendo da estratégia escolhida, os emails de nutrição podem parar de ser enviados após um tempo ou podem ser enviados novamente desde o início, após o último da série, só parando quando a pessoa se descadastrar ou comprar o produto. Isso é diferente de régua de email marketing, um assunto pra outra newsletter.
Os emails de nutrição de leads, portanto, têm começo, meio e fim, ou seja, existe uma definição de qual é o primeiro e qual é o último email da série. Já as evergreen newsletters não têm um fim - a não ser quando você quiser parar de escrever conteúdo.
Do quê você precisa para enviar evergreen newsletters
Para enviar evergreen newsletters você precisa, basicamente, de 3 coisas:
> um assunto que seja perene, ou seja, que será relevante para quem recebê-lo hoje ou no ano que vem. Temas como maternidade, saúde física e mental, bem-estar, cultura e história têm conteúdo para ótimas e duradouras evergreen newsletters.
> planejamento das edições e conteúdos dos emails. Ex.: newsletter de boas vindas, newsletter #1, newsletter #2 etc.
> uma plataforma de envios que tenha o recurso de automação de emails.
Vamos supor que você pretende enviar newsletters toda semana. Dependendo do tempo que você tiver disponível, pode preparar 12 newsletters, ou seja, quase 3 meses de envios. Se você fosse fazer aquela evergreen newsletter sobre minimalismo, poderia escrever esta sequência de emails:
> Email #1: Primeiras mudanças que você pode fazer hoje
> Email #2: Como destralhar um cômodo por vez de casa
> Email #3: A lista de produtos de limpeza da pessoa minimalista
> Email #4: 50 objetos que você pode remover no final de semana
Pronto, você já tem newsletters para um mês! Claro, só depois de escrever o conteúdo de cada tópico. 🤭
Então, na área de automação da plataforma de envios, é só cadastrar as newsletters prontas e definir as regras de envio para o mailing, conforme o que o sistema permitir. A questão é que a plataforma vai começar a enviar as newsletters sempre a partir do email #1, para cada pessoa que entrar naquele mailing, a qualquer tempo enquanto a automação estiver ativa.
Então, em certo momento, você vai estar produzindo o email #50 e vai ter gente que irá recebê-lo naquela semana mesmo, enquanto outras pessoas vão estar recebendo o email #2 ou #34 ou #27 etc. Ninguém recebe tudo de uma vez, apenas um email por semana - ou na frequência que você especificar.
Vantagens de ter uma evergreen newsletter ou newsletter de nutrição
Ter uma newsletter que se envia sozinha para sua audiência é só sucesso:
> Você sabe que todo mundo vai receber seus conteúdos desde o início, o que te permite organizar coisas legais como minicursos por email, tutoriais, séries de entrevistas, conteúdos literários, listas de dicas, reflexões etc.
> Você pode criar os conteúdos dos emails com antecedência e deixar todos já preparados para o envio na plataforma. Isso poupa tempo, já que você não precisará parar toda semana pra fazer aquela newsletter exclusiva.
> O item acima deixa implícito que, especialmente pequenes empreendedories, podem até sair de férias ou ter imprevistos, mas as newsletters continuarão sendo enviadas em dia.
> Você pode facilmente tornar-se referência naquele assunto tratado pela sua newsletter pois vai oferecer aos seus assinantes uma verdadeira biblioteca - ou emailioteca 🤪 - sobre isso, que ficará armazenada com as pessoas e disponível para busca a qualquer momento em seus programas de email.
> Ao entregar conteúdos ricos e perenes por email, desde o #1, você nem precisa de um site ou de um blog que os armazene, caso todo o conteúdo seja escrito no próprio email. Existem muitas newsletters de sucesso que só têm conteúdo entregue por email mesmo, não tendo um site que os reproduza.
> Elas causam uma boa impressão nos assinantes, especialmente porque você pode fazer uma abordagem de boas vindas e criar as conversas de cada email como uma sequência lógica de comunicação, fazendo com que a intimidade e o relacionamento entre sua marca e o público cresça organicamente, como uma amizade.
Não é lindo demais? 💜
Leia no Portal EMKT
Como integrar email marketing e Whatsapp?
Uma vez me perguntaram se era possível enviar um email marketing pelo WhatsApp. Confesso que minha primeira reação foi pensar numa expressão muito erudita que meu pai costuma usar: "mas o que tem a ver o c* com as calças?". Ainda bem que refleti melhor depois, porque percebi que essa é realmente uma boa pergunta e que não apenas é super possível compartilhar um email marketing no WhatsApp, mas que também existem alguns detalhes bem interessantes nesse processo. Correr lá pra ler!
Sai um pouco desse computador, jovem
Aqui é onde eu indico livros, séries, filmes e outras coisas com que me deparei esses dias e achei legal contar pra você:
Livro HTML e CSS: projete e construa websites
Se você precisa se familiarizar com HTML e CSS, que são as bases para criar templates de email marketing, recomendo muito esse livro. Super didático, colorido e com linguagem bem tranquila de acompanhar. O botão abaixo te leva para a versão em português, mas tem a versão em inglês também, caso prefira.
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Difusor de óleo essencial para aromaterapia
Eu sou a versão millennial do jovem místico, o que significa (também) o uso massivo de óleos essenciais: lavanda pra dormir melhor, hortelã-pimenta pra se concentrar no trabalho, eucalipto pra rinite... e em vez de ficar pingando gotas na roupa, achei esse difusor maravilhoso. A virginiana-pisciana pira.
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Série The Bold Type
Acompanha as vidas de três garotas trabalhando na revista feminina Scarlet. Quando adolescente, eu amava a revista Capricho, e escrevia nas minhas agendas e no meu fanzine do Green Day me achando *A Colunista de Sucesso* inspirada nos editoriais e nas matérias, então super me vi nessa série.
E é isso, neam
Juliana Padron do Portal EMKT
Esta é uma newsletter semanal do Portal EMKT sobre email marketing. O portal EMKT é mantido pela Templateria, uma pequena empresa de duas pessoas.