Evergreen newsletters: chega de criar conteúdos efêmeros e que nem todo mundo recebe.
|
Olá, tudo bem?
|
O termo evergreen newsletter vem de evergreen tree 🌲 (árvore persistente ou perene), que é uma planta que mantém suas folhagens verdes durante todo o ano.
|
Assim como esse tipo de planta é "funcional" o tempo inteiro, sem perder suas folhas nas estações frias ou secas, a evergreen newsletter é o tipo de email cujo conteúdo é útil sempre, quer tenha sido enviado hoje ou vá ser enviado no ano que vem.
|
Basicamente, newsletters de nutrição
|
Muita gente também chama esse tipo de emails de nurturing emails ou emails de nutrição e, para funcionarem direitinho, dependem do uso de uma plataforma de envios que tenha o recurso de automação. Os emails de nutrição geralmente têm objetivo de venda de algum produto ou serviço, mas o mesmo conceito pode ser aplicado aos emails informativos - as newsletters - e, daí, temos uma newsletter de nutrição.
|
Você conhece clubes de assinaturas de livros, como a Tag, por exemplo? Se você assinar hoje, vai passar a receber os livros a partir da edição desse mês, mas não receberá os livros que já foram enviados nos meses anteriores.
|
Já as evergreen newsletters são as newsletters que todo mundo que se inscreve, não importa quando, pode ter todas as edições, desde a primeira. Yay!
|
Broadcast newsletters x evergreen newsletters
|
Para quem envia newsletters, como eu, acontece o seguinte: eu comecei a enviar newsletters sobre email marketing em meados de junho desse ano. Nessa época, meu mailing tinha X pessoas. Desde então, eu enviei três newsletters. Essa que você lê é a quarta edição. Você, talvez, seja uma dessas pessoas que receberam desde a primeira newsletter, mas pode ser também que você tenha chegado agora no meu mailing e, por isso, essa deve ser a primeira newsletter que te mando.
|
Como email marketing é um assunto atemporal, ou seja, não é algo que amanhã estará irrelevante (assim espero), seria interessante pra você, que só está recebendo essa quarta edição, ter acesso às newsletters anteriores para saber o que a gente já falou por aqui, pois são assuntos que lhe podem ser úteis em qualquer tempo.
|
|
Se eu me cadastrar hoje na newsletter do Valor Econômico, faz sentido que eu passe a receber os emails que eles enviam a partir de hoje, com os acontecimentos políticos e econômicos de hoje. Mas não faz sentido eles me enviarem seus emails anteriores, pois eles estarão falando sobre assuntos que muito provavelmente já mudaram - não é muito útil eu saber quanto estava a Selic há duas semanas se ela já tiver mudado depois disso, certo?
|
Alguns profissionais chamam esse tipo de emails - o mesmo email enviado para todo o mailing de uma vez - de broadcast newsletter. As broadcast newsletters, portanto, são o contrário das evergreen newsletters, que são enviadas no tempo de cada pessoa.
|
Agora pense num tema como minimalismo, por exemplo. Você leu sobre isso em algum lugar, achou interessante, encontrou um blog de conteúdos sobre minimalismo e se cadastrou para receber a newsletter. Os temas abordados pelo minimalismo geralmente são os mesmos: como reduzir os objetos das crianças, como ter uma rotina de limpeza mais simples para a casa, reflexões sobre quantos recursos estamos desperdiçando etc.
|
Se você lesse um post naquele blog sobre um desses assuntos e só no final visse que ele foi escrito há 3 anos, não faria muita diferença, pois as dicas são consistentes e válidas ainda hoje.
|
A ideia da evergreen newsletter é exatamente essa: oferecer conteúdos atemporais para sua audiência, que independentemente dos cenários atuais - sociais, econômicos, políticos etc - continuam relevantes e são entregues individualmente para cada pessoa, desde o início da série.
|
O grande pulo do gato, então, é permitir que todas as pessoas inscritas no seu mailing recebam as newsletters desde a número um. Isso faz com que cada pessoa esteja num ciclo diferente de alimentação de conteúdo. Daí a importância das newsletters falarem sobre temas atemporais, porque uma vez lançado o seu projeto, as pessoas vão estar continuamente entrando para seu mailing, recebendo as newsletters desde a número 1.
|
Isso já acontece com os emails de nutrição que comentei anteriormente, muito mais usados com objetivos de venda de um produto ou serviço.
|
Rápida explicação sobre os emails de nutrição para venda
|
Vamos supor que você acesse agora o site de uma empresa que vende um software para trabalhos de SEO (otimização de sites para mecanismos de buscas), por exemplo. Você gosta do que vê e se cadastra no mailing da empresa.
|
Se a empresa fizer ações de nutrição de leads por email, muito provavelmente, você vai receber um email marketing de boas vindas imediatamente após o seu cadastro no site. Amanhã, você vai receber um email que explica porquê é importante monitorar o desempenho do seu site no Google. Depois de amanhã, receberá um email marketing com dicas de como melhorar rapidamente o posicionamento de um post de blog.
|
E assim por diante, a empresa pode enviar uma série de X emails que vão te nutrindo de informações, com o objetivo de te convencer sobre quanto é importante que você use o software dela. Dependendo da estratégia escolhida, os emails de nutrição podem parar de ser enviados após um tempo ou podem ser enviados novamente desde o início, após o último da série, só parando quando a pessoa se descadastrar ou comprar o produto. Isso é diferente de régua de email marketing, um assunto pra outra newsletter.
|
Os emails de nutrição de leads, portanto, têm começo, meio e fim, ou seja, existe uma definição de qual é o primeiro e qual é o último email da série. Já as evergreen newsletters não têm um fim - a não ser quando você quiser parar de escrever conteúdo.
|
Do quê você precisa para enviar evergreen newsletters
|
Para enviar evergreen newsletters você precisa, basicamente, de 3 coisas:
|
|
um assunto que seja perene, ou seja, que será relevante para quem recebê-lo hoje ou no ano que vem. Temas como maternidade, saúde física e mental, bem-estar, cultura e história têm conteúdo para ótimas e duradouras evergreen newsletters.
|
|
planejamento das edições e conteúdos dos emails. Ex.: newsletter de boas vindas, newsletter #1, newsletter #2 etc.
|
|
uma plataforma de envios que tenha o recurso de automação de emails.
|
|
Vamos supor que você pretende enviar newsletters toda semana. Dependendo do tempo que você tiver disponível, pode preparar 12 newsletters, ou seja, quase 3 meses de envios. Se você fosse fazer aquela evergreen newsletter sobre minimalismo, poderia escrever esta sequência de emails:
|
|
Email #1: Primeiras mudanças que você pode fazer hoje
|
|
Email #2: Como destralhar um cômodo por vez de casa
|
|
Email #3: A lista de produtos de limpeza da pessoa minimalista
|
|
Email #4: 50 objetos que você pode remover no final de semana
|
|
Pronto, você já tem newsletters para um mês! Claro, só depois de escrever o conteúdo de cada tópico. 🤭
|
Então, na área de automação da plataforma de envios, é só cadastrar as newsletters prontas e definir as regras de envio para o mailing, conforme o que o sistema permitir. A questão é que a plataforma vai começar a enviar as newsletters sempre a partir do email #1, para cada pessoa que entrar naquele mailing, a qualquer tempo enquanto a automação estiver ativa.
|
Então, em certo momento, você vai estar produzindo o email #50 e vai ter gente que irá recebê-lo naquela semana mesmo, enquanto outras pessoas vão estar recebendo o email #2 ou #34 ou #27 etc. Ninguém recebe tudo de uma vez, apenas um email por semana - ou na frequência que você especificar.
|
Vantagens de ter uma evergreen newsletter ou newsletter de nutrição
|
Ter uma newsletter que se envia sozinha para sua audiência é só sucesso:
|
|
Você sabe que todo mundo vai receber seus conteúdos desde o início, o que te permite organizar coisas legais como minicursos por email, tutoriais, séries de entrevistas, conteúdos literários, listas de dicas, reflexões etc.
|
|
Você pode criar os conteúdos dos emails com antecedência e deixar todos já preparados para o envio na plataforma. Isso poupa tempo, já que você não precisará parar toda semana pra fazer aquela newsletter exclusiva.
|
|
O item acima deixa implícito que, especialmente pequenes empreendedories, podem até sair de férias ou ter imprevistos, mas as newsletters continuarão sendo enviadas em dia.
|
|
Você pode facilmente tornar-se referência naquele assunto tratado pela sua newsletter pois vai oferecer aos seus assinantes uma verdadeira biblioteca - ou emailioteca 🤪 - sobre isso, que ficará armazenada com as pessoas e disponível para busca a qualquer momento em seus programas de email.
|
|
Ao entregar conteúdos ricos e perenes por email, desde o #1, você nem precisa de um site ou de um blog que os armazene, caso todo o conteúdo seja escrito no próprio email. Existem muitas newsletters de sucesso que só têm conteúdo entregue por email mesmo, não tendo um site que os reproduza.
|
|
Elas causam uma boa impressão nos assinantes, especialmente porque você pode fazer uma abordagem de boas vindas e criar as conversas de cada email como uma sequência lógica de comunicação, fazendo com que a intimidade e o relacionamento entre sua marca e o público cresça organicamente, como uma amizade.
|
|
Não é lindo demais? 💜
|
|
Leia no Portal EMKT
|
Como integrar email marketing e Whatsapp?
|
Uma vez me perguntaram se era possível enviar um email marketing pelo WhatsApp. Confesso que minha primeira reação foi pensar numa expressão muito erudita que meu pai costuma usar: "mas o que tem a ver o c* com as calças?". Ainda bem que refleti melhor depois, porque percebi que essa é realmente uma boa pergunta e que não apenas é super possível compartilhar um email marketing no WhatsApp, mas que também existem alguns detalhes bem interessantes nesse processo. Correr lá pra ler!
|
|
Sai um pouco desse computador, jovem
|
Aqui é onde eu indico livros, séries, filmes e outras coisas com que me deparei esses dias e achei legal contar pra você:
|
Livro HTML e CSS: projete e construa websites
|
Se você precisa se familiarizar com HTML e CSS, que são as bases para criar templates de email marketing, recomendo muito esse livro. Super didático, colorido e com linguagem bem tranquila de acompanhar. O botão abaixo te leva para a versão em português, mas tem a versão em inglês também, caso prefira.
|
|
|
|
|
Difusor de óleo essencial para aromaterapia
|
Eu sou a versão millennial do jovem místico, o que significa (também) o uso massivo de óleos essenciais: lavanda pra dormir melhor, hortelã-pimenta pra se concentrar no trabalho, eucalipto pra rinite... e em vez de ficar pingando gotas na roupa, achei esse difusor maravilhoso. A virginiana-pisciana pira.
|
|
|
|
|
Série The Bold Type
|
Acompanha as vidas de três garotas trabalhando na revista feminina Scarlet. Quando adolescente, eu amava a revista Capricho, e escrevia nas minhas agendas e no meu fanzine do Green Day me achando *A Colunista de Sucesso* inspirada nos editoriais e nas matérias, então super me vi nessa série.
|
|
|
|
|
|
E é isso, neam
|
Yes, você chegou ao final dessa newsletter! Muito obrigada pela sua atenção, um abraço, ótimo final de semana e até a próxima sexta-feira!
|