Como criar e enviar formulários de pesquisa no email marketing

Seria um sonho poder enviar formulários de pesquisa por email a uma lista de contatos. Pesquisas qualitativas, quantitativas, solicitação para atualização de cadastro… Mas, por motivos de segurança dos próprios destinatários, isso não é possível em todos os programas de email.

Alguns programas de email não deixam os formulários de mensagens funcionarem, porque esse seria um mecanismo muito fácil para spammers e criminosos conseguirem os dados pessoais (e sigilosos) de várias pessoas.

Ao enviar um email que contém formulário, você pode notar que, no Yahoo Classic, Hotmail e Outlook 2003, eles serão exibidos certos, mas quando você preenche os campos e envia, nada acontece, porque o “action” do formulário foi desativado.

Já o Outlook 2007 e o 2010, são mais extremos e nem exibem os componentes do formulário na mensagem, substituindo campos de texto pelos caracteres “[ ]”. Então, como os programas de email mais importantes não conseguem interpretar formulários, não recomendamos o envio de mensagens que os contenham. A notícia boa é que, ainda assim, dá pra fazer pesquisas online de forma tão ou mais fácil quanto seria por email. Existem sites específicos para a criação de pesquisas, onde é possível montar as perguntas e respostas que deseja e, no final, obter um link para ser enviado por email a uma lista de contatos. As pessoas acessam este link, preenchem a pesquisa e enviam os dados. O próprio site da pesquisa contabiliza as respostas dos usuários e monta um relatório super prático com os resultados. Alguns desses sites são o SurveyGizmo, FormStack e o SurveyMonkey. Todos podem ser contratados online, são pagos e/ou têm um plano gratuito com limitações de recursos.

Porém, você pode montar a sua própria pesquisa online (e sem custo) usando o Google Docs. Além de documentos de texto e planilhas, ele também permite criar páginas de formulários que funcionam muito bem para pesquisas online.

As únicas desvantagens em usar o Google Docs para pesquisas online são:

  • É preciso contabilizar as respostas de cada usuário manualmente
  • Não é possível usar um template de página criado por você mesmo, e nem usar a sua marca nos templates disponíveis
  • Não é possível condicionar o aparecimento de novas questões em função das respostas de questões anteriores.

Se você puder superar esses pequenos defeitos, perceberá que o Google Docs pode ser um importante aliado de suas ações de email marketing. Se você tiver uma conta Google, acesse o Google Docs e clique no botão Criar Novo > Formulário.

Para criar um novo formulário de pesquisa no Google Docs, vá no menu Criar Novo > Formulário

Os próximos passos são bem intuitivos, basta preencher os campos de acordo com a estrutura de pesquisa que você quer criar. Dê um nome para a pesquisa, uma descrição e comece a criar as questões.

É possível criar questões cujas respostas são dissertativas (campo livre para o usuário escrever um texto), de múltipla escolha, escolha de apenas uma alternativa, grade e escala.

Você pode adicionar quantas questões quiser, desde que não deixe a pesquisa muito extensa, para não cansar as pessoas. Na barra superior, você pode escolher o tema ou template que será aplicado à pesquisa para formatá-la visualmente.

Para testar a viabilidade e qualidade do Google Docs para pesquisas online, criamos uma para a Templateria utilizando o template Mute City (Aqua). Se puder, responda!

OK, mas depois de criada a pesquisa, como associá-la a um email marketing?

É muito simples. Basta que você crie um template do tipo “convite”, um email que explica aos destinatários os propósitos da pesquisa, como ela funciona, o que você pode identificar com base nos resultados fornecidos e como pretende usar essas informações. Neste email, coloque links para a página da pesquisa e peça para o destinatário acessá-la. No rodapé da tela de pesquisa do Google Docs, você pode encontrar o link que deverá enviar aos destinatários.

Note que, para qualquer usuário poder acessar o endereço de sua pesquisa, é preciso desmarcar a opção “É necessário fazer login em (Nome de sua conta Google) para visualizar este formulário”.

Algumas recomendações para que ações de pesquisa online tenham sucesso:

  • Seja transparente quanto aos objetivos da pesquisa.Explique claramente como você / sua empresa pretende utilizar as informações fornecidas na pesquisa, se pretende manter sigilo sobre elas, se o destinatário deve autorizar a divulgação de suas respostas etc.
  • Se possível, disponibilize brindes que podem ser oferecidos aos autores das “melhores respostas” ou aos primeiros que a responderem, por exemplo. Ações com prêmios, que têm um caráter de concurso cultural, tendem a ter mais sucesso de participação de público.
  • Divulgue os resultados da pesquisa em seu site. As pessoas que a responderam podem gostar de saber como as informações que elas lhe forneceram influenciaram nos resultados da pesquisa. Na pesquisa da Templateria, por exemplo, após contabilizarmos os resultados, podemos escrever um post aqui no Blog com alguns highlights, do tipo “56% das pessoas que responderam à nossa pesquisa disseram ter dificuldades em lidar com sua plataforma de envios de email marketing”.
  • Não crie pesquisas extensas. É uma boa ideia acrescentar ao email marketing da pesquisa o tempo médio que o destinatário vai levar para respondê-la, algo do tipo “você só precisa de três minutos do seu tempo”. Assim, ele sabe de antemão que a pesquisa não deve ser longa.

Agora, mãos à obra e sucesso!

Juliana Padron

QUEM ESCREVEU ESTE CONTEÚDO?

Juliana Padron

Co-fundadora da Templateria e do Portal Email Marketing, Juliana trabalha com email marketing há mais de 15 anos e é especialista na criação e desenvolvimento em HTML de templates de email marketing responsivos (e em resolver os problemas do Outlook para exibir emails em HTML).

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