Observando o cabeçalho original da mensagem, é possível ver que o remetente tem DKIM e SPF configurados corretamente, contribuindo para a qualidade da entrega do email marketing.
O remetente não está configurado para exibir um avatar ou logotipo no ícone que fica ao lado das informações de remetente no app de email. Esse logo ou avatar é chamado de BIMI e ajuda os destinatários a reconhecerem a identidade do remetente.
Tem um preheader com o conteúdo “🌶️ bora apimentar a nossa relação com descontinho?”. Isso quer dizer que essa frase aparece ao lado do assunto na lista de mensagens dos apps de email, como um argumento adicional para incentivar o destinatário a abrir o email.
O email marketing não tem layout responsivo, ou seja, quando visualizado no celular, o email marketing não muda de apresentação para que a leitura fique mais confortável.
O email marketing é quase inteiramente composto por imagens, o que dificulta a codificação do HTML responsivo e o aparecimento desse email em uma busca que as pessoas fizerem em seus programas de email, usando um termo que estivesse escrito no corpo do email marketing.
Mas por ter um cupom de desconto, o código do cupom está escrito como texto no HTML, o que permite copiar e colar para usar no site.
As imagens não apresentam boa resolução gráfica quando visualizadas em aparelhos de tela de alta definição, como iOS e MacOS, e ficam com aspecto embaçado ou pixelizado. Para terem boa resolução nesses aparelhos, é preciso salvar todas as imagens do email marketing em tamanho, pelo menos, duas vezes maior do que o tamanho declarado em suas respectivas tags de imagem no HTML.
As imagens importantes do email marketing não têm seus atributos alt
declarados. O atributo alt
é um texto alternativo inserido na tag de imagem (no código HTML) e é exibido como tooltip quando passamos o mouse sobre a imagem. O texto alternativo também pode ser exibido no lugar da imagem quando houver algum problema que impeça sua exibição. Leitores de tela por voz também podem ler o conteúdo do atributo alt, o que o torna um importante recurso de acessibilidade no email marketing.
O endereço de email remetente foi configurado no subdomínio relacionamento.melissa.com.br, que é um local diferente daquele que contém o site. Essa estratégia de usar subdomínios ou domínios exclusivos para email marketing, que sejam diferentes do domínio principal ajuda a isolar as reputações do site e do remetente. Assim, o que acontece no domínio principal, quer seja no próprio servidor onde está o site desse domínio ou num outro email de remetente que use apenas o domínio principal, não afeta a reputação das campanhas de email enviadas com o domínio usado como remetente de emails.
O rodapé traz um pedido para o destinatário adicionar o email do remetente aos contatos para garantir o recebimento das próximas mensagens. Essa é uma boa prática para ajudar a melhorar a qualidade das entregas (quando o destinatário, de fato, adiciona o remetente à sua lista de contatos seguros).
O design e os textos do email são supercriativos, algo essencial para um email marketing de saudades. Ele precisa trazer um apelo emocional, bem-humorado ou de urgência para conquistar a conversão do destinatário. Lembrando que a conversão não precisa ser apenas efetuar uma venda, já que o email marketing de saudades pode ter como objetivo apenas resgatar o engajamento do destinatário com os emails enviados pela marca.